Superintendente da SMTT é denunciado por suspeita de tentar forjar áudio no Ceará

Instagram/André Costa

O Superintendente da Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió, André Costa, foi denunciado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) por suspeita de tentar forjar um áudio no ano de 2017 quando era secretário de Segurança Pública naquele estado.

De acordo com a denúncia do MPCE, durante uma reunião, ocorrida em 2017 com a presença do governador Camilo Santana e diversos representantes de órgãos atuantes na segurança pública, a delegada Patrícia Bezerra de Souza Dias, então da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas, teria mencionado a existência de um áudio supostamente captado em uma operação da especializada em que criminosos estariam tramando o aumento do número de homicídios no Ceará para prejudicar a gestão de Costa.

Ainda segundo o MPCE, após a existência do áudio ser mencionada, o governador manifestou interesse em ter acesso ao conteúdo. Diante disso, como não localizaram o áudio verdadeiro nos dias seguintes, a delegada e o ex-secretário André Costa passaram a montar estratégias para forjar o áudio citado.

Conversas telefônicas do ex-secretário e a delegada interceptadas mostram que os dois sabiam da inexistência dos áudios e pensando num segundo plano para conseguir fazer a fraude.

Veja abaixo um dos diálogos:

  • André Costa (SSPDS): Boa tarde!
  • Patrícia Bezerra (proprietário): Boa tarde!
  • Patrícia Bezerra: (proprietário): Não encontrei nada no sábado.
  • André Costa (SSPDS): Vamos usar o plano B.
  • Patrícia Bezerra (proprietário): Mas vai dar certo. Fique tranquilo.
  • André Costa (SSPDS): Tá, só preciso de um prazo para passar para o Governador.
  • André Costa (SSPDS): Mais ou menos…
  • André Costa (SSPDS): E verei se um áudio vale, mas acho que não teria tanta força.
  • Patrícia Bezerra (proprietário): Um mês.
  • André Costa (SSPDS): Tá bom. Amanhã vou ao Palácio e explico pessoalmente, é melhor.
  • Patrícia Bezerra (proprietário): Como eu te disse, começamos o período agora. Quinze dias. Para colocar o número do nosso alvo.
  • Patrícia Bezerra (proprietário): Estou dando um prazo estendido.
  • André Costa (SSPDS): Entendi, valeu!

Além de André Costa, foram denunciados a delegada de Polícia Civil, Patrícia Bezerra e o inspetor Antônio Chaves Pinto Júnior. Os três foram denunciados por fraude processual. A denúncia foi assinada por seis promotores de Justiça do Núcleo de Investigação Criminal (Nuinc) e foi remetida à Justiça Estadual em abril deste ano.

Os diálogos entre André Costa e Patrícia Bezerra foram descobertos durante investigações contra a delegada e o inspetor Antônio Júnior, que são acusados de diversos crimes, inclusive por torturar um suposto traficante na frente de uma criança.

O ano de 2017 foi marcado na Segurança Pública como mais violento da história do Ceará com aproximadamente 5.100 homicídios.

O que disseram os denunciados

Por meio das redes sociais, o atual superintendente da SMTT Maceió disse que recebeu a informação com ‘indignação e tristeza’. Costa explica que a denúncia realizada pelo MPCE é injusta e não condiz com o trabalho sério realizado no Ceará.

“Esses sentimentos não foram pelo fato de ter sido denunciado, pois qualquer cidadão pode ser questionado de algum modo e pode provar ser inocente. E eu não sou diferente. Mas o que me causa estranheza é o teor da acusação e toda a exposição desnecessária . Além de injusta, a denúncia não condiz com o trabalho sério e vitorioso que prestei ao povo cearense. Por 3 anos e 8 meses, com coragem e muita firmeza, fui secretário da Segurança Pública e Defesa Social. Dediquei-me à redução das estatísticas de violência. Foram anos combatendo o crime de forma aguerrida e tendo como resultado a redução dos homicídios, latrocínios, roubos e furtos”, diz o superintendente.

Ainda no texto, ele alega que todas medidas estão sendo tomadas para comprovar sua inocência.

Já a delegada disse que apenas mencionou a existência do áudio na reunião da Área Integrada de Segurança por dever de ofício e, como não localizou o respectivo áudio, resolveu fornecer chips de celular para informantes, na tentativa de captar algum novo diálogo entre criminosos com o conteúdo ameaçador, no que teria obtido êxito.

Já o inspetor limitou-se no direito de permanecer calado às indagações feitas durante o seu interrogatório.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos