Defesa Civil e Corpo de Bombeiros alertam para risco de transbordamento de rio

O Rio Paraíba atingiu a cota de atenção e caso o nível continue subindo pode transbordar

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros divulgaram alerta para o transbordamento do Rio Paraíba, que atingiu, nesta quarta-feira, 15, a cota de atenção e, por isso, exige monitoramento contínuo em Paulo Jacinto, Viçosa, Cajueiro, Capela e Atalaia.

Em live nas redes sociais, o meteorologista Vinícius Pinho esclareceu que caso o nível do rio continue se elevando pode atingir a cota de transbordamento. “Neste momento o rio está com 20 mm da cota de atenção e à 80mm para atingir a cota de alerta, que é quando vamos precisar informar aos municípios para que a Defesa Civil se mobilize para talvez retirar famílias de áreas de risco”, explicou.

Durante a transmissão, o Corpo de Bombeiros informou que as guarnições da corporação estão a postos para prestar apoio a população. “O nível é de atenção, ou seja, há a possibilidade de transbordar e para o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil isso já é motivo para mobilização das nossas equipes para assim diminuir o tempo resposta.”

A informação foi divulgada com base nos dados da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o alerta hidrológico também aponta que o Rio Mundaú encontra-se em elevação contínua e coloca em monitoramento contínuo os municípios de Santana do Mundaú, União dos Palmares, Branquinha, Murici e Rio Largo. Também estão em elevação o Rio São Miguel, o Rio Coruripe e Jequiá e Conduípe.

A preocupação é porque as chuvas impactam na elevação do nível dos rios e a previão é de chuvas com risco de alagamentos e transbordamento até esta quinta-feira (16), de acordo com a Semarh e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O Corpo de Bombeiros orientou que em caso de emergência, a população deve acionar os Bombeiros, por meio do 193, ou a Defesa Civil, através do 199.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos