Professor de sociologia é demitido de colégio particular após críticas sobre tirinha usada em atividade, em Goiânia

Quadrinista autor da arte comentou o caso em rede social lembrando que já teve trabalho no Enem. Questão criticada perguntava qual elemento do estado era retratado na tira.

O professor de sociologia Osvaldo Machado foi demitido do Colégio Visão, na quarta-feira (29), após uma questão que ele colocou em uma atividade ser criticada em redes sociais. O profissional usou uma tirinha do quadrinista André Dahmer para perguntar aos alunos qual elemento do estado estava sendo retratado na história. No entanto, a interpretação dos críticos foi de que o educador estaria ensinando os alunos a “odiar a polícia”.

Tirinha do André Dahmer usada em questão criticada na web dias antes da demissão de professorPor meio de nota, o Colégio Visão explicou que “possui um código de conduta que veda manifestações políticas, partidárias ou ideológicas em ambiente escolar”.

Ainda de acordo com o comunicado, “a direção do Colégio mantém um canal de diálogo aberto com alunos e familiares, sempre pautando suas ações no Código de Conduta”.

Quadrinista André Dahmer comenta demissão de professor do Colégio Visão — Foto: Reprodução/TwitterQuadrinista André Dahmer comenta demissão de professor do Colégio Visão — Foto: Reprodução/Twitter

A situação foi repercutida pelo próprio artista autor da tira. Em uma rede social ele lembrou que já teve seu trabalho usado em vários concursos e foi tema até de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 (leia acima).

O Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro) publicou uma nota de repúdio em relação à situação. O comunicado afirma que as críticas ao uso da tirinha na questão foram feitas “com evidente distorção da finalidade da questão cobrada na prova de sociologia”.

O órgão afirmou que a demissão do profissional após as críticas “causa preocupação e repulsa em toda a categoria dos professores […] que podem ser tolhidos em clara condição de perseguição política e social”.

“É inaceitável qualquer interferência no conteúdo ministrado em sala de aula com a finalidade de ceifar o direito de propagação do conhecimento e do livre pensamento e, mais ainda, é intolerável a exposição indevida do professor, pois a sua imagem, honra, liberdade de expressão e de ensinar são direitos humanos fundamentais e irrenunciáveis”, lê-se na nota.

Fonte: g1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos