Geladeiras vendidas no Brasil ganham nova etiqueta de eficiência energética do Inmetro

Novo modelo classifica refrigeradores que consomem entre 10% e 30% menos de energia que a geladeira tradicional. Comércio do país tem até 30 de junho de 2023 para vender todo estoque com etiqueta antiga.

Nova Etiqueta de Eficiência Energética para geladeiras passa a ser usada no país em 1º de julho de 2022 — Foto: Reprodução/Inmetro

A partir desta sexta-feira (1º), todas as geladeiras vendidas no comércio brasileiro precisam conter a nova Etiqueta de Conservação de Energia Elétrica (Ence) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que classifica a eficiência energética dos refrigeradores.

A nova etiqueta é obrigatória para geladeiras produzidas tanto no Brasil, quanto as importsadas As lojas terão prazo de um ano para vender todo o estoque das geladeiras que ainda possuam a etiqueta antiga.

As principais diferenças do modelo antigo para a nova Ence são a inclusão de novas subclasses de classificação do consumo energético e a presença de um QR Code. Por meio do código virtual, o consumidor pode acessar o status do registro da geladeira, se ativo, inativo, suspenso ou cancelado.

“O QR code se tornará uma ferramenta cada vez mais importante na interação do consumidor com a etiqueta, dando a ele uma série de informações que podem ajudá-lo na decisão de compra do equipamento mais eficiente energeticamente e, obviamente mais barato em termos de consumo”, destacou o Inmetro.

O órgão enfatizou que a equipe da Divisão de Verificação e Estudos Técnicos Científicos (Divet) trabalha na ampliação da utilização da ferramenta “para que se torne mais robusta em termos de informações”.

As novas classificações presentes no novo modelo são A+++, A++ e A, que indicam os modelos que consomem, respectivamente, menos 30%, 20% e 10% de energia do que o tradicional “A”.

Fonte: g1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos