IMA classifica 15 trechos como impróprios para banho em Alagoas

Priscylla Régia/Alagoas 24 Horas

Praia das Conchas – Barra de São Miguel

O boletim de balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira, 1º, pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), aponta 15 trechos do litoral alagoano impróprios para banho.

Ainda segundo o IMA, as coletas de amostras foram coletadas nos dias 27 e 29 deste mês quando houve incidência de chuvas em toda costa litorânea. Das 66 áreas avaliadas, 51 estão aptas para os banhistas e 15 estão inadequadas.

No litoral sul, os banhistas devem evitar dois pontos do Rio São Francisco, em Piaçabuçu, e um no Rio Niquim, na Barra de São Miguel. Em Maceió, nove trechos, entre os bairros de Jacarecica e Pontal da Barra –  estão em desconformidade com as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e devem ser evitados por banhistas. No litoral norte, os pontos a serem evitados são quatro, localizados na praia de Maragogi.

Confira como as análises são realizadas:

  • Para uma praia ser considerada própria, em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder um limite de 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli por 100 mL da amostra de água.
  • Um local está impróprio quando não obedecer ao critério anterior ou quando venha apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mL.

Confira AQUI os trechos próprios e impróprios

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos