Incêndio destrói área de mais de 3 milhões de m² perto de Machu Picchu, no Peru

Na última atualização das autoridades, os bombeiros haviam controlado cerca de 90% do fogo.

Ministério da Cultura do Peru/Divulgação via REUTERS

Incêndio florestal perto de Machu Picchu, no Peru

Bombeiros peruanos controlaram em grande parte, nesta sexta-feira (1°), o incêndio florestal perto das ruínas incas de Machu Picchu, mas permanecem alertas para um possível ressurgimento das chamas devido aos fortes ventos perto da cidade antiga dos incas no alto das montanhas andinas.

O fogo, que consumiu uma área de cerca de 3 milhões de m², foi iniciado na terça-feira por agricultores que queimavam mato e detritos para se preparar para novas plantações.

O Ministério da Cultura informou na noite de quinta-feira que o fogo foi extinto em 90% e que o incidente não afetou a atividade turística na região.

Serviços de emergência do Peru durante missão para controlar chamas perto do Machu Picchu — Foto: Ministério da Cultura do Peru/Divulgação via REUTERSServiços de emergência do Peru durante missão para controlar chamas perto do Machu Picchu — Foto: Ministério da Cultura do Peru/Divulgação via REUTERS

O difícil acesso à zona montanhosa atrapalhou os esforços dos bombeiros.

O gabinete de gestão de riscos do Instituto de Defesa Civil disse em comunicado que cerca de 70 pessoas, entre bombeiros, policiais e especialistas, trabalharam para conter o incêndio e que uma equipe permaneceu na área na sexta-feira em alerta.

O Templo do Sol está localizado do setor religioso, no sítio arqueológico de Machu Picchu — Foto: PixabayO Templo do Sol está localizado do setor religioso, no sítio arqueológico de Machu Picchu — Foto: Pixabay

Machu Picchu, um complexo de estruturas de pedra no topo de uma montanha, foi construído há mais de 500 anos pelos incas, cujo império controlava grandes áreas da América do Sul, desde o que hoje é o sul do Equador até o centro do Chile.

As ruínas de tirar o fôlego, que fizeram da região de Cusco o principal destino turístico do Peru, são consideradas uma das novas sete maravilhas do mundo.

Fonte: g1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos