Balanço registra duas mortes e quase 40 mil afetados pelas chuvas em Alagoas

33.091 foram desalojadas enquanto 6.192 constam no número de pessoas desabrigadas pelas chuvas.

Um balanço divulgado no final da tarde deste domingo (3) aponta que quase 40 mil pessoas já foram afetadas pelas fortes chuvas que caem em vários municípios de Alagoas e duas pessoas morreram até o momento.

Os números, das defesas civis municipais, mostram que 39.285 pessoas já foram afetadas pelos temporais em 53 municípios. Destas, 33.091 foram desalojadas enquanto 6.192 constam no número de pessoas desabrigadas pelas chuvas.

ENTENDA A DIFERENÇA

– Desalojado: Pessoa que foi obrigada a abandonar temporária ou definitivamente sua habitação, em função de evacuações preventivas, destruição ou avaria grave, decorrentes do desastre, e que, não necessariamente, carece de abrigo provido pelo Sistema.

– Desabrigado: Desalojado ou pessoa cuja habitação foi afetada por dano ou ameaça de dano e que necessita de abrigo provido pelo governo.

Ainda no balanço divulgado pelas defesas civis dos municípios, dois óbitos foram registrados em decorrência das chuva em Alagoas. Um deles no município de Coruripe e o segundo em São Miguel dos Campos.

A defesa civil alerta ainda que devido ao acesso interditado e a falta de rede para comunicação, alguns municípios não tiveram seus dados coletados. Confira o balanço completo:

Defesas Civis Municipais
Defesas Civis Municipais
Defesas Civis Municipais

 

Gabinete de crise debate medidas

Integrantes do Gabinete de Crise da Situação de Emergência em Alagoas estiveram reunidos, neste domingo (3), no Palácio República dos Palmares, para traçar um panorama da situação atual dos municípios atingidos pelas chuvas e elaborar estratégias que serão adotadas daqui para a frente.

A previsão é de redução do volume de chuvas, mas elas continuarão a cair no estado nas próximas horas.

As ações emergenciais devem focar, neste primeiro momento, nas localidades que integram a lista da Defesa Civil Estadual e da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) como as mais afetadas, num total de 29 cidades.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos