Quando saber se a compra de empresas é a melhor solução para o seu negócio?

Através da compra de empresas, duas ou mais companhias se unem para formar uma nova sociedade. Mas como saber se essa é a alternativa mais adequada para o seu negócio? Neste artigo, elencamos alguns motivos que podem justificar essa decisão.

Ganho de sinergias 

As sinergias são produto da integração de trabalhadores e áreas de negócios das empresas adquiridas em torno do mesmo propósito. Elas podem resultar em benefícios operacionais, financeiros ou administrativos. São exemplos: aumento de receitas em razão da oferta de um portfólio maior de produtos e serviços; fidelização de clientes por meio de um atendimento único para diferentes produtos; negociação de melhores preços junto aos fornecedores devido ao aumento de volume.

Economia de escala 

A diluição de custos fixos obtida com o aumento da escala de produção ou prestação de serviços é um dos grandes motivadores para a compra de empresas. Os ganhos de escala possibilitam a redução de custos totais e maior eficiência aos investimentos feitos em áreas como administração, recursos humanos e pesquisa e desenvolvimento, por exemplo. Essa oportunidade motiva muitas empresas de um mesmo segmento econômico a buscarem a consolidação de seus negócios.

Acesso a recursos estratégicos

A união com outra empresa permite o acesso a novas tecnologias, conhecimentos, processos, capital humano, recursos complementares e mercados, para citar alguns exemplos. Nesse sentido, o crescimento ¨inorgânico¨ pode ser uma estrada mais ágil para agregar novas competências em relação ao desenvolvimento orgânico.

Expansão do mercado de atuação 

Na mesma linha, a compra de empresas pode ser uma forma mais barata e rápida de expansão de negócios, quando se pensa na necessidade de construção de novas unidades ou conquista de novos mercados. É especialmente vantajosa quando se trata de ampliação para outras regiões ou países, considerando que a empresa-alvo já superou barreiras culturais, regulatórias e administrativas. 

Redução de impostos 

A compra de empresas também pode ser utilizada com um instrumento de planejamento tributário, visando a economia fiscal. Isso é especialmente interessante quando uma das duas empresas tem ¨créditos fiscais¨. Assim, a reorganização societária, a depender do formato que a operação for desenhada, poderá contribuir para a redução da carga tributária incidente sobre os negócios que as partes desejam realizar. 

Aproveitamento de ativos 

Outra situação que torna a compra de empresas de empresas uma opção interessante é quando uma das organizações possui ativos ¨subavaliados¨ ou então ¨subutilizados¨, ou seja, com aproveitamento abaixo do seu potencial. Se os ativos de uma das partes estiverem subavaliados, com precificação inferior ao seu valor real, a outra poderá ¨lucrar¨ com a aquisição. No caso de ativos subutilizados, a união das organizações poderá melhorar esse aproveitamento, criando valor.

Redução do custo de capital 

Empresas de maior porte costumam ter maior facilidade para fazer captações financeiras, com menores custos, no Brasil e no exterior. Com um ¨ticket mais alto¨ amplia-se o leque de produtos e estruturas financeiras às quais a nova sociedade poderá recorrer para obter funding, a exemplo de operações de emissão de dívida no mercado de capitais nacional e internacional. 

Avaliar a união de empresas é um processo que exige estudo e atenção, e pode ter ganhos maximizados quando se conta com uma assessoria especializada desde as etapas iniciais até o fechamento do negócio. A Capital Invest oferece consultoria em M&A, auxiliando empresas nacionais e estrangeiras nas suas aquisições no Brasil para gerar maior valor com menor risco.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos