Garoto infectado por ameba comedora de cérebro abre os olhos

Um adolescente de 13 anos infectado por um protozoário “comedor de cérebros” apresentou sinais de reação nos últimos dias, após mais de um mês inconsciente. O garoto, identificado como Caleb Ziegelbauer, foi hospitalizado após visitar uma região praiana na cidade de Port Charlotte, na Flórida, em 1° de julho.

Cinco dias depois, ele começou a reclamar de dores de cabeça e febre, e foi levado a um hospital infantil pelos pais. Os médicos diagnosticaram Caleb com Meningoencefalite Amebiana Primária (PAM), uma infecção rara e geralmente fatal do sistema nervoso central, e apontaram como possível causa do problema a Naegleria fowleri, uma ameba de vida livre.

Essa ameba “comedora de cérebros” infecta pessoas entrando pelo nariz e não depende de hospedeiro para sobreviver. Ela vive em lagos, rios e piscinas que não tem tratamento correto, principalmente se a água é quente ou morna. No corpo humano, o protozoário ataca os tecidos cerebrais e, geralmente, causa a morte em poucos dias.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, de 1962 a 2021, apenas quatro de 154 pessoas diagnosticadas com a infecção amebiana sobreviveram no país.

Caleb começou seu tratamento contra a Naegleria fowleri em 10 de julho, sendo colocado em um estado de hipotermia pela equipe médica, segundo informações da Fox News. Quase um mês depois, o adolescente conseguiu fazer seus primeiros movimentos desde o diagnóstico.

“O Caleb não apenas moveu as mãos e os pés, como agora ele também está abrindo os olhos”, anunciou Katie Chiet, uma das organizadoras de uma vaquinha para ajudar nas despesas médicas do jovem.

“Ele ainda não está acompanhando as coisas com o olhar, mas nós continuamos esperançosos de que as montanhas do amanhã serão conquistadas”, completou a mulher.

A campanha criada por familiares e amigos do adolescente já arrecadou US$ 60 mil (cerca de R$ 300 mil na cotação atual). Outros comunicados na página da vaquinha já disseram que exames apontaram danos cerebrais no jovem.

A última notícia depois da comemoração pelas reações foi postada em 7 de agosto, com a porta-voz anunciando que o protocolo de combate à ameba já havia sido concluído e que o norte-americano passou por uma cirurgia bem-sucedida de traqueostomia, que facilitará sua respiração, e para conectar um tubo de alimentação ao corpo.

“Agora nós estamos aguardando (não tão) pacientemente pelo seu despertar”, acrescentou Chiet, em nota aos apoiadores do adolescente. “Eu não consigo nem dizer o quanto sinto falta deste menino. Eu sou apenas uma de muitos. Sou grata por termos chegado até aqui e grata pelas muitas pessoas que nos trouxeram até aqui”.

Fonte: Dol

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos