Polícia Militar ainda não identificou agressores de advogada, alerta OAB Alagoas

Integrantes da Diretoria de Prerrogativas entregaram, nesta sexta-feira (19), imagens que podem auxiliar na identificação

Integrantes da Diretoria de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) estiveram na sede do Batalhão de Operações Especiais (Bope), em Maceió, nesta sexta-feira (19), para cobrar a identificação dos militares envolvidos no caso de agressão contra a advogada Maria Valéria da Silva, ocorrida em 24 de julho, no Conjunto Cleto Marques Luz. A OAB/AL entregou imagens dos suspeitos para facilitar o trabalho de identificação dos agentes.

Conforme o diretor de Prerrogativas da OAB/AL, Marcondes Costa, além do pedido de identificação dos suspeitos, também foi solicitada uma cópia do Termo Circunstanciado de Ocorrências do caso, procedimento realizado pelos policiais ao cumprirem suas diligências. Além de integrantes da Diretoria de Prerrogativas, a própria advogada Maria Valéria da Silva participou do ato na sede do Bope.

Após a identificação dos envolvidos, a OAB/AL deverá adotar medidas administrativas, criminais e cautelares. A Diretoria de Prerrogativas informou que vai solicitar que os policiais sejam afastados do serviço nas ruas e que permaneçam em atividades administrativas até que os processos sejam finalizados. “Os militares terão a oportunidade de exercitar o contraditório, mas, pela gravidade dos fatos, acreditamos que é imprescindível o afastamento da guarnição das ruas”, afirmou Marcondes Costa.

As agressões contra Maria Valéria Silva aconteceram no dia 24 de julho, no Conjunto Cleto Marques Luz, em Maceió. Segundo a vítima, o fato ocorreu quando ela tentou intervir em uma situação de violência praticada pelos militares contra sua ex-cunhada. Ao se identificar como advogada, pedindo que as agressões cessassem, ela foi inicialmente empurrada, teve seu braço torcido para trás e deram-lhe uma gravata. Depois, ao tentar gravar as cenas da situação, a vítima teria tido o celular arrancado das suas mãos e a filmagem apagada. Os agentes ainda continuaram a intimidar os familiares.

No final de julho, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Alagoas recebeu Maria Valéria da Silva; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), Vagner Paes; o diretor de Prerrogativas da Ordem, Marcondes Costa; e membros das Comissões da Mulher Advogada, de Defesa dos Direitos Humanos e da Ouvidoria da Ordem. Na ocasião, foi decidido que o caso seria apurado com rigor para esclarecer a situação o mais breve possível. A ocorrência ainda está sendo acompanhada no âmbito administrativo, através da Corregedoria da Polícia Militar, e criminalmente, por meio da Polícia Civil.

Fonte: Ascom OAB-AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos