O atacante Karim Benzema, do Real Madrid, foi o grande vencedor da Bola de Ouro 2022, prêmio dado pela revista France Football ao melhor jogador do mundo na temporada 2021/22.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (17), durante evento de gala em Paris.
Em seu discurso de agradecimento, o astro aproveitou a presença de Ronaldo “Fenômeno”, seu ídolo de infância, no recinto para fazer uma bela homenagem ao brasileiro.
“Ele sabe que é meu ídolo. Para mim, nunca houve um atacante como ele. O que ele fez em campo, ninguém jamais vai conseguir repetir”, disse Karim.
“Ronaldo é o único atacante que, se estivesse jogando na minha equipe, eu sentaria no banco sem falar nada. É um nível impossível de chegar, tanto ele como Zizou [Zinedine Zidane, que entregou o prêmio], seguiu.
“Ele é o ‘Fenômeno’ e é referência não só para mim como para todos os atacantes”, complementou.
Na premiação desta segunda, Benzema ficou logo à frente de Sadio Mané, ex-Liverpool e hoje no Bayern de Munique, e de Kevin de Bruyne, do Manchester City.
Essa é a 1ª vez que o francês de 34 anos fatura a honraria, depois de aparecer entre os indicados nas edições de 2009, 2011, 2012, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2021.
Seus números espetaculares na temporada passada, porém, não deixam qualquer dúvida de que a vitória do craque foi mais do que merecida.
Pelo Real Madrid, Benzema anotou nada menos que 44 gols e 15 assistências em 46 partidas.
Ele foi essencial na conquista dos quatro títulos merengues no ciclo: Champions League, LaLiga, Supercopa da Espanha e Supercopa da Uefa.
Já pela seleção francesa, foram mais 5 gols e 1 assistência em 7 partidas, somando confrontos válidos por Uefa Nations League e eliminatórias da Copa do Mundo 2022.
Com seu Ballon d’Or, Benzema é o 5º jogador nascido na França a faturar o prêmio, depois de Michel Platini, Raymond Kopa, Jean-Pierre Papin e Zinedine Zidane.
A França também iguala Argentina, Holanda, Portugal e Alemanha como os países que mais vezes ganhou o troféu: 7 oportunidades.
Veja as posições da Bola de Ouro 2022:
1º Karim Benzema (Real Madrid)
2º Sadio Mané (Liverpool)
3º Kevin de Bruyne (Manchester City)
4º Robert Lewandowski (Bayern de Munique)
5º Mohamed Salah (Liverpool)
6º Kylian Mbappé (PSG)
7º Thibaut Courtois (Real Madrid)
8º Vinicius Jr. (Real Madrid)
9º Luka Modric (Real Madrid)
10º Erling Haaland (Borussia Dortmund)
11º Son Heung-min (Tottenham)
12º Riyad Mahrez (Manchester City)
13º Sébastien Haller (Ajax)
14º Rafael Leão (Milan) e Fabinho (Liverpool)
16º Virgil van Dijk (Liverpool)
17º Casemiro (Real Madrid), Luis Díaz (Porto e Liverpool) e Dusan Vlahovic (Fiorentina e Juventus)
20º Cristiano Ronaldo (Manchester United)
21º Harry Kane (Tottenham)
22º Bernardo Silva (Manchester City), Trent Alexander-Arnold (Liverpool) e Phil Foden (Manchester City)
25º Joshua Kimmich (Bayern de Munique), Mike Maignan (Milan), Antonio Rüdiger (Chelsea), João Cancelo (Manchester City), Christopher Nkunku (RB Leipzig) e Darwin Núñez (Benfica)