Diteal promove imersão para atores, bailarinos, músicos, performers ou circenses

São 30 vagas gratuitas e os participantes farão uma apresentação especial durante as comemorações do Dia Alagoano do Teatro

Com a aproximação das comemorações do Dia Alagoano do Teatro, comemorado  (14 de maio), a Diretoria de Teatro do Estado de Alagoas (Diteal), irá promover uma semana intensa de atividades para celebrar essa data.

Para diversificar a programação, haverá uma imersão com o ator Clayton Alves, destinada a artistas de diversas esferas da arte. No fim da atividade, os participantes farão uma apresentação para mostrar o que aprenderam no dia do evento em 12 de maio. As aulas terão duração de três horas, com início no dia 26 e seguirá até 28 de abril, das 19h às 22h. Após essa etapa, de 2 a 11 de maio, começa a fase de montagem da apresentação.

As inscrições para essa imersão são gratuitas e devem ser feitas pelo link https://forms.gle/ecb4eSNFGEmeJfvE7 a partir desta quarta-feira (19) até às 23h59 de 23 de abril.

A diretora-presidente da Diteal, Sandra Menezes, comenta que manter ações formativas é um compromisso desta gestão. “Aprender nunca é demais e visando elevar ainda mais o nível dos nossos artistas, que já é bem alto, ofertar momentos de formação sempre vai ser um compromisso levado a sério pelo governo Paulo Dantas e pela nossa gestão. Pois nós enxergamos que a nossa arte deve sempre estar no mais alto nível”, destacou a presidente.

Clayton Alves revela que o intuito do curso é despertar a energia do corpo que todos temos e que não é conhecido por muitos. Com essa energia disponível, ele acredita que o artista estará em estado de prontidão, orgânicos e disponíveis para que o processo criativo flua da melhor possível, com o máximo a criatividade.

O curso como um todo, será fortemente influenciado pela a obra de Bertolt Brecht, como o próprio Clayton conta. “Como as obras Brechtianas dispõe de uma larga abertura para adaptação, decidi trazer o texto ‘Aquele que diz sim/Aquele que diz não’, para aproximar, a esse processo de imersão, as histórias de si. Pois o texto a partir de uma visão ampla, abrange uma realidade, de acordo com uma ótica diferenciada, algo que o mundo passou e passa nos dias atuais”, destaca Alves.

Ele continua dizendo que como o processo de imersão/treinamento é algo que permite olhar para si, escritas e histórias de si irão colaborar para o processo criativo da obra de Bertolt Brecht, com música, canto, dança e Teatro. Clayton Alves já vem ministrando esse curso a alguns anos, sendo que também faz parte de suas pesquisas acadêmicas e já circulou por diversos estados do Brasil, tendo inclusive recebido propostas para levar para o exterior. Para ele, trazer esse treinamento/imersão é permitir que os artistas possam conhecer uma maneira diferenciada de pré-expressividade para trabalhar em seus segmentos artísticos.

Alexandre Holanda, gerente artístico-cultural da Diteal, destaca que ao proporcionar a realização desse projeto, a Diteal reafirma seu compromisso com o aprimoramento técnico e maturação artística alagoana e sempre que possível ofertará ações dessa natureza para os artistas de Alagoas. “Essa é uma oportunidade pautada na metodologia e práticas do ator, que já vem a anos desenvolvendo em outros estados e municípios do Brasil, resultado de sua pesquisa. Além de valorizarmos a ‘prata’ da casa, estamos trabalhando ações formativas e viabilizando que artistas de vários grupos se encontrem”, ressaltou Holanda.

Sobre Clayton Alves

Ator, diretor, preparador, professor e artista pesquisador. Licenciado em Teatro e titulado como ator pela Universidade Federal de Alagoas,Ufal, é Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia, UFU.

Entre os seus trabalhos estão a atuação no filme “Entre Irmãs” da Globo Filmes de 2017, preparador de elenco no filme alagoano “Dois Cabras” de 2022, ator na peça  “A farsa do advogado Pathelin”, além de diretor e preparador de elenco na peça “Édipo Rei” de 2017 pela Ufal.

Serviço:

O que: imersão destinada a atores, bailarinos, músicos, performers ou circenses com o ator Clayton Alves

Período de inscrições: 19 a 23/04 – gratuitas

Link para inscrição: https://forms.gle/ecb4eSNFGEmeJfvE7

Período: 26, 27 e 28 de abril (imersão) 02 a 11 de maio de 2023 (montagem da apresentação)

Onde: Complexo Cultural Teatro Deodoro

Fonte: Ascom Diteal

Veja Mais

Projeto Embolada do Jacinto

Com realização da Associação Cultural Joana Gajuru, o projeto Embolada do Jacinto oferece no dia 23 de julho, a palestra:...

Deixe um comentário

Vídeos