Lula critica programa de casas de 15m² em Campinas: ‘Daqui a pouco estamos construindo poleiros’

YouTube

Presidente Lula em transmissão na internet, em 19 de junho de 2023 — Foto: Youtube/Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta segunda-feira (19) a construção de casas de 15 metros quadrados para pessoas de baixa renda. Para o presidente, a iniciativa contribui para a “degradação do ser humano”.

Lula fez a crítica após a repercussão de um programa habitacional lançado pela prefeitura de Campinas (SP), que prevê a construção de moradias populares com essa metragem.

“É importante a gente lembrar que precisamos discutir as palafitas, o processo de degradação do ser humano. Se essa moda de fazer casa de 15 metros quadrados pega, daqui a pouco estamos construindo poleiros. É o absurdo do absurdo do absurdo”, disse.

A declaração foi dada na segunda edição do “Conversa com o Presidente”, entrevista ao vivo transmitida pelas redes sociais do presidente e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Lula também falou sobre os planos do governo, preservação do meio ambiente, e da viagem que fará à Europa nesta semana.

Polêmica
O programa da prefeitura de Campinas tem sido alvo de polêmica. Na atual configuração, as casas, que ainda não estão prontas, têm dois cômodos.

Logo na entrada, à direita, fica um cômodo menor, onde deve ser instalado o banheiro. Ao lado, há um cômodo maior, com uma janela. Segundo a prefeitura, o terreno tem 90 m² de área total.

Especialistas apontam que os imóveis não se adequam ao conceito de moradia digna recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Já o vice-prefeito de Campinas, Wanderley de Almeida, classificou a crítica à inciativa como “lamentável”.

“Claro que a ideia seria ir para uma casa acabada. Mas lá tem família em moradia improvisada, são barracos, sem saneamento básico, com ação de reintegração de posse, e um prazo da Justiça para sair de lá”, declarou.

Veja Mais

Deixe um comentário