A água com gás faz mal para você?

Bebida não oferece os mesmos benefícios da água normal e ainda pode ser prejudicial aos dentes

Beber bastante líquido e manter-se hidratado é extremamente importante para a saúde. Para muitas pessoas que têm dificuldade em ingerir os dois litros diários, a água com gás pode parecer uma opção mais saborosa. Mas essa alternativa não oferece os mesmos benefícios da água normal e ainda pode ser prejudicial aos dentes.

Do que é feita a água com gás?
A água com gás é produzida através da infusão da água com dióxido de carbono, o que produz ácido carbônico. Aquela sensação de “bem-estar” que você sente após dar um gole em uma bebida gaseificada é na verdade a ativação química de receptores de dor em sua língua respondendo a esse ácido, trazendo aquele sabor que, para muitas pessoas, é irresistível. Mas bebidas ácidas podem prejudicar os dentes.

Prejudicial aos dentes?
O esmalte dental, a camada externa dos nossos dentes, é composto por um mineral chamado hidroxiapatita, que contém cálcio e fosfato. Normalmente, a boca e a saliva têm um pH neutro (nem ácido, nem básico), mas ao ingerimos bebidas gaseificadas, que são ácidas, esse valor cai e as moléculas de cálcio e fosfato se movem dos dentes para a saliva. Essa desmineralização cria pequenos poros no mineral do dente e o esmalte começa a se dissolver.

Inicialmente, os poros são microscópicos e ainda podem ser preenchidos colocando cálcio ou fosfato de volta, ou substituindo cálcio por flúor. É assim que o flúor na pasta de dente funciona para proteger a saúde bucal. Mas uma vez que a quantidade de mineral dental perdido atinge um certo nível, os poros não podem mais ser preenchidos e o tecido dentário é perdido para sempre.

Se os dentes forem expostos com frequência ao ácido de bebidas gaseificadas, mais minerais podem ser dissolvidos do que repostos, e há mais risco de desgaste ou erosão dos dentes.

Também vale ressaltar que a água com gás não apenas é gaseificada, mas também tem alguns minerais adicionados para dar sabor. Isso pode incluir sódio, então quem está controlando a sua ingestão de sal também precisa estar atento a isso.

Água pura
Por ser menos ácida, a água com gás é menos prejudicial para os dentes do que os refrigerantes. Mas a água pura ainda é a melhor opção. É uma escolha saudável para saciar a sede. Não tem calorias, nem açúcares que possam danificar os dentes – ao contrário das bebidas esportivas, energéticas e gaseificadas nas prateleiras dos supermercados.

Fonte: Extra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos