As fortes chuvas que atingem o município de Joaquim Gomes nesta sexta-feira (7), têm causado sérios riscos para a população local. Moradores começaram a desocupar suas casas devido às condições precárias de segurança. A Ponte da Amizade, que liga o centro ao bairro da Casal, já está com a água cobrindo sua estrutura, assim como a Rua Luiz Ferreira Rêgo, onde a Ponte do Agnaldo se encontra completamente alagada. Inclusive, o bar do Agnaldo teve que retirar seus equipamentos e mobília devido à inundação iminente. A situação é ainda mais preocupante devido a previsão de aumento do nível do Rio Camaragibe Mirim nas próximas horas.
Outra área afetada pelas chuvas intensas é o bairro Cacimbas, onde um córrego transbordou, aumentando significativamente o volume de água e causando alagamentos na região baixa conhecida como Grota. Para auxiliar as famílias que precisam deixar suas residências, a prefeitura já mobilizou toda a equipe, juntamente com a Defesa Civil Municipal, que estão nas ruas oferecendo suporte necessário. Uma casa no bairro Cacimba já foi desocupada, e um caminhão da prefeitura levou os desalojados para a quadra de esportes, que servirá como alojamento temporário.
O secretário de gestão, Daniel Praxedes, está acompanhando de perto a situação e informou que o prefeito determinou que todos estejam em estado de alerta e prontos para atender às necessidades das famílias afetadas, buscando minimizar os problemas causados pelas fortes chuvas. A previsão da Defesa Civil Estadual indica que a chuva continuará durante toda a noite e madrugada, além de persistir ao longo do sábado e domingo, aumentando ainda mais o nível de alerta.
As autoridades locais pedem que os moradores fiquem atentos às informações e orientações divulgadas pela prefeitura e pela Defesa Civil, evitando transitar por áreas alagadas e tomando as devidas precauções para garantir sua segurança. A prioridade é proteger a vida e o bem-estar da população diante desse cenário climático desafiador.