Encontrada no quintal de uma casa e doada para o zoológico Cameron Park Zoo, em 2016, uma cobra de duas cabeças voltou a chamar atenção no pequeno estado do Texas, nos Estados Unidos. O animal estava sob cuidados médicos para tratar um ferimento após um acidente em 2021.
O zoológico explica que o animal dificilmente sobreviveria por muito tempo na natureza, uma vez que seus dois cérebros dão comandos diferentes para o corpo, tornando seus movimentos mais esporádicos e descoordenados.
Esse foi um dos motivos do machucado em 2021. “Ela tinha um ferimento no pescoço, então a tiramos da exposição para curá-la. Nossas equipes veterinária e de répteis trabalharam duro para manter a ferida fechada e limpa. Demorou até junho do ano passado para a ferida cicatrizar completamente”, diz o comunicado do zoológico, publicado nas redes sociais.
Raríssimas, a cobra de duas cabeças agora se alimenta bem e sua ferida no pescoço está completamente fechada. O local onde está, dessa vez, não possui obstáculos como antes (galhos, rochas, etc). “Esperamos que esse modelo permita com que a cobra se sinta segura para que ela não machuque o pescoço novamente”, enfatiza o comunicado.