Pensionistas da Alagoas Previdência farão Prova de Vida Digital a partir de julho

Procedimento será feito pela plataforma do governo federal, por meio do reconhecimento facial

A Alagoas Previdência, unidade gestora que tem por competência gerir o Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas (RPPS-AL), anuncia o processo da Prova de Vida Digital dos beneficiários civis, que será feita anualmente a partir deste ano.

O procedimento é a comprovação anual obrigatória, realizada no respectivo mês de aniversário do aposentado e pensionista, para certificar de que o beneficiário ainda está vivo e pode continuar recebendo o benefício previdenciário.

Ascom / Alagoas Previdência

A autarquia irá disponibilizar guichês de atendimento em sua sede para esclarecer dúvidas

A previsão para o início da Prova de Vida é o mês de julho de 2024, seguindo até junho de 2025, apenas para os cerca de 6 mil pensionistas civis da autarquia, no mês do aniversário de cada beneficiário.

A partir de julho de 2025, a autarquia irá incluir os aposentados no processo da Prova de Vida, assim tornando-se obrigatória durante todos os anos, sempre no mês do aniversário do aposentado e pensionista.

A Prova de Vida Digital dos pensionistas da Alagoas Previdência será feita pela plataforma do governo federal (gov.br), por meio do reconhecimento facial. A Portaria MTP/SPREV, de 24 de novembro de 2022, autoriza a disponibilização da ferramenta de apoio à gestão da comprovação de vida dos beneficiários dos RPPS, constante do Sistema de Informações dos Regimes Públicos de Previdência Social (Cadprev).

Como fazer 

A Prova de Vida Digital é realizada no aplicativo gov.br. Ao realizar o reconhecimento facial, o aplicativo comprova que você está vivo e envia essa informação para o órgão que paga seus benefícios. Para isso, siga as orientações abaixo:

1. Baixe e acesse o aplicativo gov.br;

2. Caso ainda não possua sua conta gov.br, crie uma;

3. Após logar no aplicativo, na tela inicial, em Serviços, clique em ‘Prova de Vida’;

4. Na tela ‘Histórico de Prova de Vida’, selecione a Prova de Vida pendente;

5. Na tela Autorização, clique em Autorizar;

6. Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial;

7. Após finalizar o reconhecimento facial com sucesso, clique em OK;

8. Na tela de Autorização, o status da sua Prova de Vida mudará para Autorizado.

Para o beneficiário que tiver dúvidas ou dificuldades, a Alagoas Previdência irá disponibilizar guichês de atendimento específicos na sede, situada na Avenida da Paz, 1864, Empresarial Terra Brasilis – Térreo, Centro, Maceió-AL, mediante agendamento prévio, disponibilizado no site www.alagoasprevidencia.al.gov br.

Fonte: Ascom Alagoas Previdência

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos