Marta entra em campo no Museu do Futebol

Frame capturado do vídeo gravado pela jogadora Marta para a nova exposição do Museu do Futebol.

Seis vezes eleita a melhor jogadora do Mundo, a brasileira Marta ocupará um lugar especial no Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo. Projetada em uma tela de tamanho natural, é ela quem vai se despedir do público ao fim da visita. No vídeo, gravado em português, espanhol e inglês a atacante convida todos a retornarem e, por fim, agradece na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A gravação com Marta aconteceu em Orlando, nos Estados Unidos, pouco antes do anúncio do Brasil como sede da Copa do Mundo Femina de Futebol em 2027. Na ocasião, foi a equipe de filmagem contratada pelo museu que gravou também a mensagem de Marta comemorando a escolha, um vídeo emocionante que acabou viralizando nas redes sociais.

Com um minuto de duração, a participação dede Marta na exposição do Museu do Futebol conta também com imagens dela fazendo um gol, vibrando com as demais jogadoras da Seleção, correndo e driblando. A projeção é uma das atrações da nova exposição principal do Museu, com estreia prevista para julho.

Rei e Rainha

O vídeo de Marta é como um espelho da projeção de Pelé, presente no Museu desde a inauguração, em 2008. Posicionada logo na entrada, a tela de tamanho natural exibe o Rei do Futebol dando boas-vindas aos visitantes em português, espanhol e inglês.

Marta e Pelé são protagonistas na história do futebol brasileiro. Além do virtuosismo em campo, foram responsáveis pelo reconhecimento das seleções brasileiras, masculina e feminina, como as mais competitivas do mundo.

Pelé ganhou três Copas 1958, 1962 e 1970. Já a Seleção Feminina ainda não levantou a taça. No entanto, Marta foi uma das responsáveis por promover a valorização das mulheres na modalidade. Com o time brasileiro, levou os Jogos Pan-americanos de 2003 e 2007 e a Copa América de 2003, 2010 e 2018. Atualmente, joga no Orlando Pride, time dos Estados Unidos.

SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL – Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu – o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e foi um dos pioneiros no país na utilização de recursos audiovisuais e interativos para tratar de um patrimônio imaterial. É um museu da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.

O projeto de renovação é a primeira grande intervenção realizada no Museu nestes quinze anos e tem o objetivo de promover atualização tecnológica, implementação de novas experiências interativas e inclusão de novos conteúdos. Entre os destaques, estão a maior presença do futebol de mulheres e uma nova sala em homenagem a Pelé.

Ao longo dos primeiros quinze anos de funcionamento, o Museu acumula mais de quatro milhões de visitantes presenciais, 22 exposições temporárias realizadas e outras 17 virtuais, mais de 440 eventos de programação cultural e 635 mil estudantes atendidos pelo Núcleo Educativo. É uma instituição de referência em acessibilidade para todos os públicos, tendo recebido vários prêmios na área.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos