Atuação do Procon Maceió evita pagamento de taxa de esgoto irregular

BRK, Casal e Sanama são acionadas para regularizar faturas e restituir consumidores cobrados indevidamente

Após denúncias dos moradores da parte alta da capital, residentes nos conjuntos Eustáquio Gomes, Santa Maria e Inocoop, na Cidade Universitária, relatando aumento dos valores de consumo de faturas de água, inclusive com a cobrança de taxa de esgoto sanitário, o Procon Maceió iniciou tratativas com as concessionárias destes serviços que atuam na região. Nesta quarta-feira (19) foi realizada a segunda reunião com as três concessionárias BRK Ambiental, Casal e Sanama.

A primeira reunião ocorreu no dia 30 de abril com a presença de representantes do Procon Maceió e da BRK Ambiental. Na ocasião foi estabelecida uma visita técnica às ruas dos conjuntos com a presença também da Casal, responsável pela operação e implantação da rede de esgotamento, e da empresa contratada para tal finalidade, Sanama.

Procon Maceió

Vistoria técnica do Procon Maceió com concessionárias de água e esgoto

A vistoria técnica constatou que algumas unidades consumidoras estavam sendo cobradas indevidamente em suas faturas de água, com taxa de esgotamento sanitário, sem que houvesse o fornecimento deste serviço. Foi verificado ainda, que ainda esses pontos específicos, estão em fase de finalização da rede com data prevista para a conclusão em dezembro de 2024.

As unidades consumidoras que foram identificadas com esta cobrança indevida já foram isentas e tiveram a cobrança cancelada por parte da BRK Ambiental, o que será possível identificar a partir do próximo faturamento.

A diretora do Procon Maceió, Cecília Wanderley, alerta os consumidores sobre a importância de realizar a análise das faturas no intuito de identificar possíveis cobranças indevidas, como também, o registro de denúncias ao órgão municipal de defesa do consumidor.

“O Procon é o meio eficaz para que os consumidores busquem solucionar suas demandas. Por isso, frisamos a importância de registrar as reclamações no nosso órgão e é a partir delas que conseguimos verificar quais são as necessidades dos consumidores da nossa capital. Os consumidores que verificarem cobranças indevidas de esgotamento sanitário em sua conta de água e tiverem a ciência de que em sua residência não há o fornecimento deste serviço podem buscar e registrar sua reclamação conosco”, afirmou.

Providências

O Procon Maceió continua atuando e dando prosseguimento às tratativas junto às concessionárias para a devida restituição em dobro dos valores pagos indevidamente aos consumidores já identificados e para coibir cobranças abusivas.

Além disso, as novas ligações de rede que forem implementadas serão informadas previamente ao Procon Maceió para que a equipe técnica acompanhe e realize o controle dos imóveis que podem ser cobrados pela taxa de esgoto.

Por fim, para auxiliar a comunicação entre o Procon Maceió, os líderes comunitários e as concessionárias, será disponibilizado um canal de relacionamento institucional.

Denúncias e Reclamações

O consumidor que tiver denúncias ou reclamações pode entrar em contato com o Procon Maceió pelo telefone 0800 082 4567 ou no WhatsApp (82) 98882-8326.

Fonte: Ascom Procon Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos