Três rios alagoanos estão sendo monitorados após aumento de nível por conta das chuvas

A Defesa Civil segue monitorando os níveis dos principais rios de Alagoas embora não tenha sido constatado risco iminente de transbordamento.

A atualização hidrológica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), divulgada nesta quarta-feira, 10, aponta que as chuvas constantes fizeram com que os níveis dos rios ficassem elevados.

Estão sendo monitorados os rios Rio Jacuípe, em Jacuípe, São Miguel, em São Miguel dos Campos e Mundaú, nas cidades de Rio Largo e União dos Palmares.

Às 5h desta quarta, o nível do Rio Jacuípe, em Jacuípe, atingiu 451 cm, situando-se 79 cm abaixo da cota de transbordamento. Posteriormente, o nível começou a reduzir, registrando 416 cm às 11h. Em União dos Palmares, o Rio Mundaú alcançou a cota de atenção de 470 cm às 7h45, também com tendência de estabilização.

Na cidade de Rio Largo, o mesmo rio chegou a conta de atenção de 725 cm nesta tarde. Conforme dados da Defesa Civil Municipal, o transbordo aconteceu se o nível chegar a 890 cm. A tendência é baixar, mas moradores da região ribeirinha já estão sendo orientados a deixar suas casas e se abrigar em residências de parentes.

No município de São Miguel dos Campos, o Rio São Miguel registrou 306 cm às 11h, ultrapassando a cota de atenção de 300 cm. Contudo, o nível também tende a estabilizar sem alcançar a cota de transbordamento. Diferentemente dos outros rios, o Rio Paraíba mantém seus níveis dentro da calha normal, sem risco de transbordamento.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos