Prefeitura de Maragogi abre sindicância para apurar circunstâncias de naufrágio de catamarã

Cortesia

A Prefeitura de Maragogi informou, por meio de nota oficial, que instaurou uma sindicância para apurar as circunstâncias do naufrágio do catamarã Ocean II, que resultou na morte de uma pessoa na manhã desta sexta-feira, 13, na Praia de Barra Grande. 

A administração municipal lamentou o caso e reforçou ainda que já havia intensificado a fiscalização sobre embarcações irregulares na região, como a embarcação envolvida no acidente. A Prefeitura também destacou que está colaborando com os órgãos estaduais, incluindo o Corpo de Bombeiros Militares, a Polícia Civil e a Capitania dos Portos, para garantir a apuração dos fatos e responsabilização dos envolvidos.

A Prefeitura de Maragogi ressaltou que havia lançado, em maio deste ano, o programa “Maragogi Vai de Boa”, que visa regular o tráfego de embarcações turísticas. Contudo, a implementação desse programa foi adiada a pedido do setor turístico, com a previsão de seu lançamento após a temporada de verão.

O programa inclui ações como o recadastramento digital gratuito de embarcações e operadores de passeios turísticos, com o objetivo de combater o comércio de passeios irregulares realizados por pessoas não habilitadas e embarcações não vistoriadas. Além disso, o programa visa garantir a transparência na arrecadação municipal e assegurar a viabilidade econômica do setor, limitando a quantidade de alvarás.

Polícia Civil inicia investigações sobre naufrágio em Maragogi

Marinha do Brasil investiga as causas do naufrágio

A Marinha do Brasil (MB) também se pronunciou sobre o ocorrido. Através de nota oficial, informou que tomou conhecimento do naufrágio da embarcação Ocean II, com 47 pessoas a bordo, na Praia de Barra Grande, em Maragogi. Imediatamente, uma equipe de Inspeção Naval da Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL) foi enviada para o local para prestar o apoio necessário.

Ao chegar, a equipe constatou que a embarcação estava naufragada a aproximadamente 3 km da praia. Os náufragos foram resgatados por lanchas próximas ao local. A Marinha do Brasil informou que um Inquérito Administrativo foi instaurado para investigar as causas e as circunstâncias do naufrágio.

NOTA OFICIAL

O prefeito Fernando Sérgio Lira manifesta profundo pesar pelo trágico acidente ocorrido com o naufrágio de um catamarã, que resultou na perda de uma vida e deixou outras pessoas necessitando de atendimento médico em nossas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Nossa solidariedade e condolências estão com a família e os amigos da vítima, aos quais estamos prestando total assistência neste momento de dor.

A atual gestão reforça que já havia intensificado a fiscalização sobre embarcações irregulares como a envolvida no acidente, e informa que uma sindicância foi imediatamente instaurada para apurar os fatos. Além disso, estamos colaborando ativamente com os órgãos estaduais, como o Corpo de Bombeiros Militares, a Polícia Civil e a Capitania dos Portos, para garantir que os responsáveis sejam identificados e devidamente responsabilizados.

Para prevenir que tragédias como esta se repitam, a Prefeitura de Maragogi já havia apresentado em maio deste ano o programa “Maragogi Vai de Boa”, voltado à regulação do tráfego de serviços aquaviários para turistas. A implementação do programa e da campanha de conscientização, no entanto, foi adiada para após a estação do verão em razão de pedidos do setor turístico.

Entre as ações do programa, destaca-se o recadastramento digital gratuito de embarcações e operadores de passeios turísticos, com os seguintes objetivos:

•Inibir o comércio de passeios realizados por pessoas sem habilitação e por embarcações não vistoriadas, não autorizadas, inseguras e sem alvará de permissionário da Prefeitura;

•Limitar a quantidade de alvarás para assegurar a viabilidade econômica da atividade;

•Garantir total transparência e auditoria da arrecadação municipal gerada pelo setor.

A Prefeitura segue ampliando o combate às embarcações clandestinas e aumentará fortemente a fiscalização sobre essas atividades irregulares.

Conversei com o prefeito eleito, Dani Vasconcelos, sobre a urgência dessa medida, e estou confiante de que ele dará andamento imediato à implantação completa do programa “Maragogi Vai de Boa”, para assegurar que tragédias como essa sejam evitadas.

Reafirmamos nosso compromisso com o setor turístico, que é o coração econômico de nossa cidade. Estamos intensificando o diálogo com os operadores e estabelecendo normas mais rigorosas para garantir que episódios como este nunca mais aconteçam.

Fernando Sérgio Lira

Prefeito de Maragogi

Veja Mais

Deixe um comentário