Após a divulgação do resultado do Enem 2024, os estudantes da escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima fizeram nesta terça-feira (14), em Belém, a tradicional foto na escada celebrando as notas nas redações do Exame Nacional do Ensino Médio.
Apesar de nenhum estudante no Pará ter conseguido tirar a nota máxima, 1000 pontos, o estado ficou na sétima posição de quem tirou notas entre 950 e 980, e na sexta colocação das notas entre 980 e 1000.
Na escola Albanízia de Oliveira Lima, 80 estudantes conseguiram obter mais de 900 pontos na redação. O feito, fruto da dedicação dos estudantes e professores, mantém uma conquista que já vem se repetindo nos últimos anos.
Muito nervosa e sem acreditar na pontuação de 940 na redação, a estudante Emilly Trindade está com uma expectativa muito grande para realizar o seu sonho, que é de cursar Engenharia Elétrica.
“É muito gratificante saber que o esforço de um ano todo, que é, às vezes, refazendo redações, fazendo, refazendo, valeu a pena. É muito bom saber que o fruto do meu esforço está retornando pra mim. A educação transforma e ela me transformou”, disse a estudante.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/L/0/7euAEBSwGDag2rKLuDkw/22671-651f5d95-4f40-861c-7ef5-58e6342cb819.jpg)
A professora de redação Ione Franco afirma que os alunos têm um método, que é necessário para manter a organização do pensamento na construção de um texto dissertativo argumentativo.
“Eu tenho muito orgulho e muita honra por esse trabalho, focado no compromisso, na dedicação de todos. Eles pesquisam muito, estudam muito, treinam muito, isso é necessário. Eles estão extremamente focados, comprometidos”, declara.
Para os estudantes, estar na foto com suas notas de redação do Enem é a materialização de todo o esforço. Para a escola, é a reafirmação de sua missão em preparar os estudantes para os desafios do futuro.
“Esse é um momento de extrema felicidade, visto que o Pará é o Estado do Norte com o melhor desempenho nas redações do Enem de 2024, e o quinto do Brasil”, disse Rossieli Soares, secretário de Educação.
Mais tempo de aula
Desde janeiro de 2024, as escolas da rede estadual de ensino contam com mais tempo de aula. A nova matriz curricular proposta pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ampliou a carga horária de 1.800 horas para 2.400 horas.
A matriz atende à necessidade de priorizar o processo de recomposição da aprendizagem dos estudantes e apresenta um aumento de carga horária em diversas disciplinas, como língua portuguesa e matemática, que passam a ser ofertadas 5 vezes por semana – antes eram 3.
A Seduc também aumentou em 100% o tempo de aula de biologia, química, física, história e geografia, além de garantir a oferta de língua inglesa, educação física, filosofia, sociologia e o novo componente curricular de educação ambiental, sustentabilidade e clima.