/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/u/D/a9C22TThC9BMcQfFXvpw/whatsapp-image-2025-02-10-at-22.13.35.jpeg)
O governo federal lançou nesta terça-feira (11) uma plataforma para facilitar a contratação de microempreendedores individuais (MEIs) para a realização de pequenos serviços em prefeituras e outros órgãos.
Poderão se conectar à plataforma compradores públicos das esferas federais, estaduais e municipais.
Chamada de “Contrata+Brasil”, a plataforma é uma espécie de “marketplace” de pequenas contratações públicas. Empresários e órgãos interessados em contratar os MEIs podem se cadastrar no site, sem custo.
Segundo o governo, esta é a primeira etapa do projeto.
Nesta fase, a plataforma estará liberada apenas para MEIs e poderão ser feitas contratações de até R$ 12.545,11 em serviços de manutenção e pequenos reparos.
O único critério para que os microempreendedores individuais possam participar das contratações é estar regular no programa, com o pagamento da taxa em dia.
Para ter acesso às oportunidades de trabalho, os profissionais deverão:
- acessar a plataforma usando o login gov.br;
- preencher um formulário para informar sua área de atuação;
- estar registrados no Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores (Sicaf) do governo.
A Central de Compras do governo federal – uma unidade do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos – será a responsável por definir as linhas de fornecimento de bens e serviços comuns que serão ofertadas dentro do Contrata+Brasil.