Pais de estudantes da rede municipal de ensino voltaram a protestar no início da noite desta quarta-feira, 12, para pedir o retorno do transporte escolar. O novo ponto de interdição fica agora na rodovia AL-101 Norte, nos dois sentidos, na altura da Rota do Mar.
Os manifestantes atearam fogo a pneus e outros materiais e impedem a circulação de automóveis, o que já tem ocasionado grande congestionamento na região e entorno.
Veja imagens:
Agentes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) estão no local e acompanham a situação que ocorre de maneira pacífica. Uma reunião está sendo negociada com os representantes do movimento para acontecer amanhã (13), na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para que a via seja liberada. O Gerenciamento de Crises também foi acionado.
Por volta das 18h40, pessoas que estavam passando pelo local, tomaram a iniciativa, por conta própria, de liberar a via, apagando o fogo e afastando o entulho espalhado. Um caminhão pipa também auxílio na extinção das chamas.
Entenda a situação
Na última sexta-feira (07) uma fiscalização realizada pelo Ministério Público Federal (MPF), pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) e pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE) flagrou irregularidades em ônibus e vans apresentados como aptos ao transporte escolar de estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).
Por conta disto, uma recomendação conjunta foi expedida e pede a adoção de medidas imediatas que garantam a segurança e a regularidade do transporte escolar.
Desta maneira, os ônibus que atendem a rede municipal não estão circulando e aqueles alunos, cujos pais não conseguem levar até às escolas, deixaram de frequentar as aulas. O caso acontece desde a segunda-feira (10).
A intenção é que a situação seja resolvida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Uma das principais reclamações dos pais e mães é que as crianças estavam de férias desde o mês de Dezembro de 2024 e que as aulas só começaram neste mês de Fevereiro deste anos, e que o período seria suficiente para realizar a manutenção e reparos necessários nos veículos que fazem o transporte.
Posicionamento da Semed Maceió
Mais cedo, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) emitiu nota de posicionamento, que segundo confirmação à reportagem do Alagoas24Horas, permanece válida. Na comunicação, a pasta informa que está buscando alternativas para solucionar a questão do transporte escolar paralisado pela empresa prestadora do serviço. Confira na íntegra:
SEMED
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que está buscando alternativas para solucionar a questão do transporte escolar paralisado pela empresa prestadora do serviço. Além disso, existe a tramitação de dois processos, um emergencial e outro licitatório, para contratação de empresas para suprir toda a demanda.
A Semed reitera que não há atrasos de pagamentos à empresa, que foi notificada a prestar esclarecimentos e a retomar os serviços, cuja suspensão prejudica milhares de estudantes da rede pública municipal de ensino que dependem do transporte escolar.