Desemprego em Alagoas atinge menor taxa da história em 2024, aponta IBGE

Desemprego em Alagoas

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A taxa de desemprego em Alagoas caiu para o menor índice da história em 2024, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o estudo nesta sexta-feira (14). Com o resultado, o estado se juntou a outras treze unidades da federação que também atingiram os menores níveis de desocupação desde o início da pesquisa.

O levantamento apontou que Alagoas registrou uma taxa anual de desemprego de 7,6% em 2024. Assim, o índice é o menor desde o início da série histórica, em 2012. Para efeito de comparação, quando a pesquisa começou, o estado apresentava um índice de 11,4%. Por outro lado, o pior momento foi em 2020, quando a taxa de desemprego atingiu 19,4%. Desde então, os números vêm caindo gradualmente.

SIGA O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM

E O RENDIMENTO MÉDIO?

No quarto trimestre de 2024, o rendimento médio real dos trabalhadores alagoanos também apresentou alta de 14,2%, chegando a R$ 2.352,00. A população ocupada no estado entre outubro e dezembro foi estimada em 1,3 milhão de pessoas, um crescimento de 4,2% em relação ao mesmo período de 2023 e de 2,2% comparado ao trimestre anterior.

CARTEIRA ASSINADA

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado também cresceu, alcançando 372 mil empregados, um aumento de 9,2% na comparação anual. Em contrapartida, o total de trabalhadores sem carteira assinada permaneceu estável, com 237 mil pessoas atuando na informalidade.

Apesar da queda no desemprego, o percentual de desalentados – aqueles que desistiram de procurar trabalho por falta de perspectiva – se manteve em 9,4% entre outubro e dezembro. O nível de ocupação da população em idade ativa ficou em 48,8%, sem alterações significativas em relação aos trimestres anteriores.

Veja Mais

Deixe um comentário