“Emilia Pérez” levou a melhor na categoria Melhor Filme em Língua Não Inglesa, do BAFTA, e derrotou o brasileiro “Ainda estou aqui”. A cerimônia da premiação, que é considerada o “Oscar britânico” acontece neste domingo (16).
Além de concorrer com o longa Walter Salles, a produção francesa também disputava a categoria com “Tudo Que Imaginamos Como Luz” (Índia), “Kneecap” (Irlanda) e “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha).
Escândalo envolvendo Karla Sofía Gascón
A conquista de “Emilia Pérez” acontece em meio ao escândalo envolvendo sua protagonista, Karla Sofía Gascón.
Gascón foi alvo de críticas por posts de teor racista e xenofóbico feitos por ela entre 2020 e 2021 no X (antigo Twitter). Ela chegou a se manifestar publicamente com tentativas de pedidos de desculpas, que também foram interpretados como ataques às pessoas que a criticavam. Em um deles, afirmou que “eles já venceram”.
De acordo com o “Hollywood Reporter”, devido às críticas recentes sobre seus comentários no X e entrevistas concedidas sem consulta ou coordenação com a Netflix, a atriz foi retirada da campanha do filme.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/g/k/CxusuJR52IlVlRNHXIUw/emilia-perez-foto1.jpg)
Gascón se manifestou após o diretor Jacques Audiard afirmar que ela estava “se fazendo de vítima” e dizer que esperava que sua ausência ajudasse “Emilia”.
“Decidi, pelo filme, por Jacques, pelo elenco, pela equipe incrível que merece, pela linda aventura que todos nós tivemos juntos, deixar o trabalho falar por si, esperando que meu silêncio permita que o filme seja apreciado pelo que ele é, uma linda ode ao amor e à diferença. Peço sinceras desculpas a todos que foram feridos ao longo do caminho”, escreveu.
Em “Ainda estou aqui”, Fernanda Torres revive a história real de Eunice Paiva, advogada e mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva. Eunice passou 40 anos procurando a verdade sobre Rubens (interpretado por Selton Mello), seu marido desaparecido durante a ditadura militar no Brasil.
O longa recebeu três indicações no Oscar 2025: Melhor Filme, Atriz (Fernanda Torres) e Filme Internacional. A premiação acontece no dia 2 de março e será transmitida pela Globo.
No começo de janeiro, Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama. A vitória é inédita para o país na categoria. A atriz concorria com Nicole Kidman (“Babygirl”), Angelina Jolie (“Maria Callas”), Kate Winslet (“Lee”), Tilda Swinton (“O quarto ao lado”) e Pamela Anderson (“The last showgirl”).
Na última semana, o filme venceu o Goya, principal premiação do cinema espanhol, levando o troféu de Melhor Filme íbero-americano.
O filme também já venceu outros festivais:
- Festival de Veneza (Melhor Roteiro),
- Vancouver International Film Festival (Prêmio do público),
- Mill Valley Film Festival (Filme Favorito do Público),
- Miami Film Festival GEMS (Filme Favorito do Público),
- Festival de Pessac, na França (Prêmio do público e Prêmio Danielle Le Roy),
- Satellite Awards (Melhor Atriz em Filme de Drama).
VEJA LISTA DE VENCEDORES DO BAFTA:
Melhor Roteiro Adaptado
- “Um completo desconhecido”
- “Conclave” (VENCEDOR)
- “Emilia Pérez”
- “Nickel Boys”
- “Sing Sing”
Filme de Animação
- “Flow”
- “Divertida Mente 2” — Kelsey Mann, Mark Nielsen
- “Wallace and Gromit: Avengança” (VENCEDOR)
- “Robô Selvagem”
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/f/o/BAQteMSSiyCxI7X4uFqA/2025-02-16t175453z-1521553613-up1el2g1drf42-rtrmadp-3-awards-bafta.jpg)
Melhor Filme para Crianças e Família
- “Flow”
- “O Menino e o Mestre”
- “Wallace and Gromit: Avengança” (VENCEDOR)
- “Robô Selvagem”
Melhor Trilha Sonora Original
- “O brutalista” — Daniel Blumberg (VENCEDOR)
- “Conclave” — Volker Bertelmann
- “Emilia Pérez” — Camille, Clément Ducol
- “Nosferatu” — Robin Carolan
- “Robô Selvagem” — Kris Bowers
Melhor Roteiro Original
- “Anora”
- “O brutalista”
- “Kneecap: Música e liberdade”
- “A verdadeira dor” (VENCEDOR)
- “A Substância”
Melhor Estreia de Roteirista, Diretor ou Produtor
- “Hoard” — Luna Carmoon
- “Kneecap: Música e liberdade” — Rich Peppiatt (VENCEDOR)
- “Fúria Primitiva” — Dev Patel
- “Santosh: Vozes da Hierarquia” — Sandhya Suri, James Bowsher, Balthazar de Ganay Alan McAlex, Mike Goodridge
- “Sister Midnight” — Karan Kandhari
Melhor Design de Produção
- “O brutalista” — Judy Becker, Patricia Cuccia
- “Conclave” — Suzie Davies, Cynthia Sleiter
- “Duna 2” — Patrice Vermette, Shane Vieau
- “Nosferatu” — Craig Lathrop
- “Wicked” — Nathan Crowley, Lee Sandales (VENCEDOR)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/6/8/lvwpgUS4CkDl5XvUWOsg/2025-02-16t180654z-682754592-up1el2g1ebg4m-rtrmadp-3-awards-bafta.jpg)
Melhor Som
- “Blitz” — John Casali, Paul Cotterell, James Harrison
- “Duna 2” — Ron Bartlett, Doug Hemphill, Gareth John, Richard King (VENCEDOR)
- “Gladiador 2” — Stéphane Bucher, Matthew Collinge, Paul Massey Danny Sheehan
- “A Substância” — Valérie Deloof, Victor Fleurant, Victor Praud, Stéphane Thiébaut, Emmanuelle Villard
- “Wicked” — Robin Baynton, Simon Hayes, John Marquis, Andy Nelson, Nancy Nugent Title
Melhor Efeitos Especiais
- “Better Man – A História de Robbie Williams” — Luke Millar, David Clayton, Keith Herft, Peter Stubbs
- “Duna 2” — Paul Lambert, Stephen James, Gerd Nefzer, Rhys Salcombe (VENCEDOR)
- “Gladiador 2” — Mark Bakowski, Neil Corbould, Nikki Penny, Pietro Ponti
- “Planeta dos Macacos: O Reinado” — Erik Winquist, Rodney Burke, Paul Story, Stephen Unterfranz
- “Wicked” — Pablo Helman, Paul Corbould, Jonathan Fawkner, Anthony Smith