A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) confirmou que entre os meses de janeiro e fevereiro de 2025, a Diretoria de Prerrogativas da Ordem já registrou ao menos cinco ameaças contra a advocacia alagoana. Nessa terça-feira (18) uma reunião com o delegado geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, aconteceu no intuito de pedir que os casos sejam investigados.
No encontro, o diretor de Prerrogativas, Roberto Mendes, explicou que recebeu cinco advogados e advogadas que foram ameaçados durante o exercício da profissão, apenas nos dois primeiros meses do ano. As situações aconteceram na capital e no interior do estado. As vítimas chegaram a fazer boletim de ocorrência e, em uma das situações, houve renúncia ao mandato, por medo das ameaças e de possíveis represálias.
Algumas das vítimas que registraram as denúncias são advogadas mulheres, que constantemente sofrem com esse tipo de abordagem durante a profissão e tiveram, inclusive, seus perfis em redes sociais enviados junto das ameaças, na tentativa de intimidar as profissionais.
Durante a reunião, realizada na sede da Delegacia Geral de Polícia Civil, em Jacarecica, foram abordados cada um dos cinco casos junto a Polícia Civil. A reunião foi marcada com o propósito de solicitar o apoio das autoridades na investigação e apuração das ocorrências, cobrando rigor e celeridade na resolução dos inquéritos.
A Diretoria tratou, ainda, de medidas que podem ser adotadas, em parceria com a Polícia Civil, por meio de um trabalho preventivo, para coibir esse tipo de fato. Entre as iniciativas discutidas, está a realização de palestras sobre as prerrogativas em conjunto com os cursos de formação dos delegados, bem como a participação da Polícia Civil dentro dos projetos da Ordem. Por fim, a Diretoria entregou os registros dos casos relatados ao delegado geral.
A reunião também contou com a presença da diretora adjunta de Prerrogativas da OAB/AL, Sadriana Bezerra, e da procuradora adjunta de Prerrogativas, Fernanda Pessoa.