Pai e filho foram presos em flagrante, na última quinta-feira (6), por tentativa de estelionato na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
Segundo a Polícia Civil, Jilson Viana Fernandes, de 60 anos, e Rafael Ruiz Fernandes, de 23 anos, tentavam comprar purificadores de água utilizando um cartão de crédito que não pertencia a eles.
Os responsáveis do estabelecimento onde homens tentavam aplicar o golpe informaram aos agentes da 16ª DP (Barra da Tijuca) que perceberam a tentativa de estorno em seis compras efetuadas na loja pela dupla.
De acordo com a polícia, os estornos ocorriam porque as compras não eram reconhecidas pelas vítimas e titulares dos cartões de crédito utilizados.
Ainda segundo as investigações, pai e filho estiveram no estabelecimento na tarde de quinta para retirar um purificador de água adquirido pela internet, ocasião em que foram capturados pelos policiais.
A polícia afirma que a primeira compra esteve em nome de Jilson e que o filho teria retirado os produtos em outras duas ocasiões.
Rafael disse à polícia que usou os dados do pai para realizar a compra. Já Jilson alegou que não sabia que a compra era fraudulenta.
A dupla foi autuada por tentativa de estelionato e associação criminosa. Ambos foram encaminhados à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), onde permanecem à disposição da Justiça.
A polícia afirma que as investigações prosseguem para identificar outras pessoas envolvidas nessas fraudes, bem como para apurar se essas fraudes foram empregadas em outros estabelecimentos.