Desde a saída de Felipe Massa da Fórmula 1, em 2017, o Brasil viveu uma longa espera até que outro piloto do país voltasse ao grid titular. Muitos fãs do automobilismo utilizaram o Código de indicação bet365 para fazer suas previsões, e a novidade só chegou em 2025. Trata-se de Gabriel Bortoleto, de 20 anos, que fará sua primeira temporada pela Sauber.
As credenciais do jovem chamam a atenção. Em 2023, em seu primeiro ano na Fórmula 3, o paulista sagrou-se campeão da modalidade. No ano seguinte, foi para a Fórmula 2 e, em sua temporada inaugural, também ficou com o título.
Claro que, na Fórmula 1, a história será diferente. A Sauber, afinal, não é uma equipe que briga na ponta. Bortoleto, portanto, terá de mostrar seu talento em um cenário complicado, em que ele terá de lutar muito para conseguir pontuar.
Sequência de campeões e longa espera
De todo modo, a confirmação de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1 pôs fim a uma longa espera dos fãs brasileiros da principal modalidade de esportes a motor. O país, afinal, acostumou-se a ter representantes de alto nível no grid.
É impossível não falar na incrível sequência Fittipaldi-Piquet-Senna, mas, mesmo depois disso, os brasileiros ainda puderam acompanhar as carreiras de Rubens Barrichello e Felipe Massa, que, afinal de contas, foram vice-campeões da modalidade.
Rubinho conseguiu o feito duas vezes, em 2002 e 2004. E Massa esteve pertíssimo de ficar com o título em 2008. Na ocasião, o troféu escapou-lhe das mãos na última curva da última corrida da temporada, justamente em Interlagos.
Temporada 2025
A estreia de Bortoleto acontecerá na madrugada do próximo domingo (16), na corrida de Melbourne, Austrália.
Um fato interessante é que a temporada 2025 terá o maior número de novatos na F1 desde 2010. Isso inclui, além de Bortoleto, nomes como Andrea Kimi Antonelli, Oliver Bearman, Liam Lawson, Jack Doohan e Isack Hadjar.
Além disso, entre outras novidades, o piloto que fizer a volta mais rápida não mais receberá um ponto extra, medida que havia sido introduzida em 2019.
A temporada, que começará na Austrália, vai terminar no dia 7 de dezembro, com o GP de Abu Dhabi. A corrida de Interlagos será em 9 de novembro e, depois dela, haverá mais três para o final do calendário.
Que Gabriel Bortoleto, portanto, consiga seguir os passos de tantos outros brasileiros que
brilharam na F1. A missão do jovem não será nada fácil, mas seu retrospecto na F3 e na F2 mostram do que ele é capaz.