Dezenas de arraias aparecem mortas em praia de Maragogi; vídeo

Foto: Reprodução

Dezenas de arraias foram encontradas mortas na manhã dessa sexta-feira, 21, em uma faixa de praia do município de Maragogi, em Alagoas. Um vídeo foi gravado por uma banhista que ao realizar uma caminhada se deparou com os animais mortos.

O caso foi confirmado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Maragogi que emitiu uma nota destacando sobre “a aparição de aproximadamente 15 arraias”. O vídeo mostra uma quantidade bem maior.

SIGA O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM

Segundo a nota, o achado ocorreu em uma área próxima ao Povoado São Bento. A nota é assinada pelo secretário Hévine Cláudio que, “em conversa com moradores locais” foi constatado que os animais chegaram a costa trazidos pela maré junto com o sargaço.

“Fenômenos semelhantes já foram registrados na região, inclusive no mesmo período do ano passado, quando cerca de 10 arraias apareceram na mesma área. Ainda não é possível determinar com certeza a causa desse evento, mas fatores ambientais, como correntes marinhas, temperatura da água e aumento da presença de sargaço, podem influenciar esse tipo de ocorrência”, destacou o gestor municipal.

VEJA O VÍDEO

Nota da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Maragogi

Recebemos relatos sobre a aparição de aproximadamente 15 arraias da espécie conhecida como “boca de gaveta” na praia, em uma área próxima a São Bento. Após conversarmos com moradores locais, foi confirmado que os animais não chegaram à costa devido a uma limpeza de redes, mas sim trazidos pela maré junto com o sargaço.

Fenômenos semelhantes já foram registrados na região, inclusive no mesmo período do ano passado, quando cerca de 10 arraias apareceram na mesma área. Ainda não é possível determinar com certeza a causa desse evento, mas fatores ambientais, como correntes marinhas, temperatura da água e aumento da presença de sargaço, podem influenciar esse tipo de ocorrência.

Até o momento, não há indícios concretos de crime ambiental. Para qualquer afirmação nesse sentido, seria necessário um estudo mais aprofundado sobre as condições em que essas arraias chegaram à praia. Seguimos acompanhando a situação e reforçamos a importância de evitar o contato direto com os animais, respeitando a vida marinha e contribuindo para a conservação dos ecossistemas costeiros.

Atenciosamente,
Hévine Cláudio
Sec. de meio ambiente e Recursos Hídricos de Maragogi

Veja Mais

Deixe um comentário