Hermeto Pascoal denúncia bloqueio de ‘aposentadoria’ pelo INSS: ‘Problema grave’

Hermeto Pascoal, 88, conhecido como um dos maiores músicos do Brasil, revelou nesta quinta-feira, 27, que teve sua aposentadoria bloqueada pelo INSS no começo deste ano. Em suas redes sociais, o compositor deu detalhes do caso para “servir de alerta” sobre os cuidados do Estado para com os idosos. Após a viralização do caso, o INNS afirmou que reativou o benefício (saiba mais ao final do texto).

“O benefício foi suspenso inicialmente por falta de prova de vida presencial exigida em Curitiba, cidade onde ele não mora há mais de 10 anos. Depois de um longo processo, essa pendência foi finalmente resolvida”, explicou pelo Instagram. O músico então contou que a aposentadoria foi bloqueada novamente por “falta de saque”.

“Isso ocorre quando o pagamento não é retirado dentro do prazo, e o INSS estorna o valor e interrompe os depósitos. A reativação exige uma nova solicitação, que já foi feita — mas até agora, nada foi resolvido”, desabafou.

Pascoal explicou que as solicitações são todas feitas via aplicativo, dificultando o acesso de idosos, assim como ele. “O problema é grave, afeta milhares de pessoas e não pode ser tratado com normalidade. Estatuto do Idoso garante prioridade e respeito no atendimento público — mas isso está longe de acontecer na prática.”

“Esse caso não é um pedido por privilégio. É um alerta sobre como o sistema trata nossos idosos, inclusive aqueles que dedicaram suas vidas à cultura brasileira”, finalizou.

Veja Mais

Deixe um comentário