Um vídeo publicado no Instagram do 9º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) de São José do Rio Preto (SP) nesta terça-feira (15) mostra policiais militares queimando a cruz em um local aberto, com tochas no chão.
Na imagem, é possível ver a cruz em chamas e uma trilha com caminho marcado por fogo (assista acima). Em outro trecho do vídeo, dá para enxergar um brasão de fogo no chão, onde constava a palavra Baep e vários PMs ao redor. Em meio à fumaça, eles aparecem com o braço erguido na altura do ombro. Viaturas e bandeiras da corporação também aparecem nas imagens.
ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DE ALAGOAS NO INSTAGRAM
Entre os internautas, alguns relacionaram a ação a um ato nazista. Outros classificaram como algo “desrespeitoso” e “fora dos padrões”.
O vídeo foi apagado das redes sociais da corporação na tarde desta terça-feira. O g1 questionou tanto a Polícia Militar quanto a Secretaria de Segurança Pública (SSP) sobre o teor das imagens.
Em nota, a SSP informou que a Polícia Militar repudia qualquer manifestação de intolerância e não compactua com desvios de conduta. Assim que teve ciência das imagens, a corporação instaurou um procedimento para investigar as circunstâncias do caso. Se comprovadas as irregularidades, os envolvidos serão responsabilizados.