Litoral alagoano tem 10 trechos impróprios para banho, aponta IMA

Praia de Ponta Verde

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) divulgou nesta semana o mais recente boletim de balneabilidade do litoral alagoano, revelando que 10 dos 66 trechos analisados estão impróprios para banho. A coleta das amostras é realizada semanalmente e avalia a qualidade da água nas principais praias e rios do estado.

De acordo com o levantamento, 56 áreas estão liberadas para os banhistas, com destaque para o litoral sul, que apresentou os melhores índices. Dos 23 pontos monitorados, apenas um – no Rio Niquim, em Barra de São Miguel, cerca de 300 metros da foz – foi considerado inadequado.

Já Maceió concentra o maior número de trechos impróprios, com sete pontos classificados como inadequados para o banho de mar. No litoral norte, dois pontos na praia de Maragogi também apresentaram níveis elevados de contaminação, ficando fora dos padrões estabelecidos.

A avaliação do IMA segue os padrões do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que classifica uma praia como própria para banho quando, em 80% ou mais das amostras coletadas nas cinco semanas anteriores, os níveis de Escherichia coli não ultrapassam 800 NMP (Número Mais Provável) por 100 mL de água. Quando esse limite é excedido ou se a última amostra apresentar concentração acima de 2.000 NMP/100 mL, o local é considerado impróprio.

O IMA recomenda que a população evite ingerir água do mar, especialmente crianças, que são mais suscetíveis a infecções. Também deve ser evitado o uso de áreas sob influência de floração de algas, como em trechos entre a Avenida e o bairro do Sobral, em Maceió.

 

Veja Mais

Deixe um comentário