Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira (14), mostram que o volume de serviços em Alagoas recuou 2,3% no mês de março. A retração no setor surge depois do cenário positivo de fevereiro, que registrou crescimento de 4,2% no setor.
Apesar do recuo em relação ao mês anterior, o setor alagoano de serviços apresentou variação positiva de 6,6% em relação a março de 2024, mesmo período do ano passado.
O acumulado no primeiro trimestre de 2025 registrou expansão de 3,7% quando comparado ao mesmo período de 2024. Já o acumulado nos últimos doze meses revelou crescimento de 2,5%.
ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DE ALAGOAS NO INSTAGRAM
Índice de Atividades Turísticas (IATUR)
Os indicadores vinculados ao turismo em Alagoas registraram variação positiva no mês de março, que fechou com expansão de 5,7% no volume de atividades turísticas, frente a fevereiro de 2025.
No comparativo com o mesmo período do ano anterior, março de 2024, o crescimento foi de 6%. Contudo, o volume de atividades turísticas em AL registrou queda de 1,2% no acumulado no ano (1º trimestre) e retração de 2,4% no acumulado nos últimos doze meses.
Por sua vez, a receita nominal das atividades turísticas apresentou crescimento expressivo. Os ganhos oriundos do turismo fecharam o mês de março com alta de 16,2%, depois da queda de 15,4% registrada em fevereiro. O saldo positivo de março é o segundo melhor entre os 17 estados pesquisados, atrás apenas do registrado na Bahia (+30,9%).
No comparativo com março de 2024, a receita ligada ao turismo alagoano cresceu 14,9%. O acumulado entre janeiro e março de 2025 registrou alta de 6,9% e o acumulado nos últimos doze meses trouxe variação positiva de 3,9%.
Sobre a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
Divulgado mensalmente, o PMS produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente incluídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como atividade principal um serviço não financeiro, servidores as áreas de saúde e educação. Há resultados para o Brasil e todas as Unidades da Federação (UFs).
Os resultados do PMS são públicos e podem ser consultados pelo site do IBGE ( https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/servicos/9229-pesquisa-mensal-de-servicos.html )