Chuvas e quedas de energia prejudicam abastecimento em diversos municípios

Campestre, Novo Lino, Quebrangulo, Palmeira dos Índios e Maragogi foram os mais prejudicados

Forcedimento de água fica comprometido em 20 bairros de Arapiraca, em Alagoas

Ilustração

A quadra chuvosa deixou inoperante, desde o final da tarde desta segunda-feira (19), a Estação de Tratamento de Água (ETA) do município de Campestre, devido à má qualidade da água bruta, que impossibilita o tratamento e o abastecimento de água na região.

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) monitora as condições do líquido bruto captado. Assim que os parâmetros estiverem adequados, a ETA retomará o processo de tratamento e, em seguida, repassará a água tratada e de qualidade para a concessionária Verde Alagoas, responsável por distribuí-la à população.

Novo Lino

Nesta terça-feira (20), o fornecimento de água em Novo Lino está deficiente. O motivo da ocorrência é uma queda de energia que, após ter retornado, danificou o conjunto motobomba pertencente ao sistema de abastecimento do município.

Equipe eletrotécnica da Casal já está à caminho do local para realizar o conserto. Após a manutenção ser finalizada, a Companhia retomará a captação, bombeamento, tratamento e, finalmente, voltará a repassar água tratada à concessionária Verde Alagoas, responsável por distribuí-la aos moradores.

Quebrangulo e Palmeira dos Índios

Na segunda-feira (19), a Casal contatou a concessionária Equatorial Alagoas para registrar a ocorrência da falta de energia na captação Caçamba, em Quebrangulo. No entanto, não obteve retorno, o que acarretou na deficiência do fornecimento de água para o município e Palmeira dos índios.

Nesta terça-feira (20), o potencial elétrico retornou e o bombeamento do sistema foi reativado às 7h. Desse modo, a produção de água se iniciou e o líquido será repassado gradativamente à Conasa Águas do Sertão, empresa responsável por distribuí-lo à população dos dois municípios.

Maragogi

Um dos poços que atendem à Maragogi, no Litoral Norte, ficou inoperante, nessa segunda-feira (19), devido a um defeito na rede elétrica que alimenta o poço operado pela Casal. É que o rompimento de um fio comprometeu a produção de água para parte da cidade.

A Companhia entrou em contato com a Equatorial e registrou a ocorrência. Tão logo o potencial elétrico seja restabelecido, o poço voltará a operar normalmente e a água, então, será repassada para a concessionária Verde Alagoas, responsável pela distribuição aos moradores.

Vale salientar que os demais poços que abastecem Maragogi seguem operando dentro da normalidade.

Veja Mais

Deixe um comentário