Mais de 81 mil eleitores em Alagoas estão com o título de eleitor cancelado por ausência nas urnas em três eleições consecutivas sem justificativa. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 03, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL).
Ao todo, 81.944 alagoanos e alagoanas devem procurar os serviços do TRE para regularizar a situação e evitar restrições civis. Com o título cancelado, o cidadão fica impedido de tirar passaporte, assumir cargo público, obter financiamento bancário, realizar matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.
A regularização deve ser feita até maio de 2026, prazo final antes do fechamento do cadastro eleitoral para as eleições gerais de outubro. Para isso, os eleitores devem acessar o portal do Tribunal Regional Eleitoral – TRE/AL ( www.tre-al.jus.br), clicar na aba de serviços eleitorais, e acessar o Título Net para emitir a guia de pagamento de multas e fazer sua solicitação de regularização.
Basta seguir o passo a passo, emitir e pagar as multas e, posteriormente, preencher o formulário para a regularização. O prazo de análise pela Justiça Eleitoral é de até cinco dias úteis.