A Defesa Civil Nacional, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Alagoas, apresentou na manhã desta sexta-feira (6), em Maceió, os detalhes da nova ferramenta de envio de alertas de desastres que passa a ser utilizada em Alagoas a partir deste mês.
O sistema, chamado Defesa Civil Alerta, tem como diferencial o envio de mensagens emergenciais diretamente aos celulares da população, com travamento da tela, sinal sonoro e aviso textual, mesmo que o usuário não tenha solicitado o serviço.
VEJA MAIS NOTÍCIAS DE ALAGOAS NO INSTAGRAM
O novo sistema será testado no próximo dia 14 de junho, nos municípios de Maceió, Marechal Deodoro, Pilar e São Luís do Quitunde. A partir do teste, as operadoras de telefonia farão os ajustes necessários e, em até cinco dias, o serviço já estará disponível para o público.
A ferramenta é voltada para situações de risco extremo, com o objetivo de salvar vidas por meio de alertas urgentes e inadiáveis como: “Saia deste local” ou “Procure um lugar seguro”.
A TECNOLOGIA
Segundo o porta-voz da Defesa Civil Nacional, Anderson Neves, a mensagem é enviada de forma prioritária e independente da vontade do usuário, sendo exibida com um som característico e impedindo o uso do telefone até que seja visualizada.
“Ela (ferramenta) facilita bastante a interação entre a Defesa Civil com a população. Hoje, nós já temos algumas ferramentas que a gente faz esse envio de informação à população. Porém este levado para as partes muito de extremos e para situações de severidade, mesmo a pessoa não tendo sido cadastrada, só estando naquela localidade, ela vai receber este alerta”, esclareceu Neves.
A iniciativa já vem sendo usada desde dezembro de 2024 nas regiões Sul e Sudeste, e agora está em processo de expansão nacional, iniciando pelo Nordeste. O objetivo é alcançar também os estados do Norte e Centro-Oeste.
COMO FUNCIONA?
Para receber os alertas, o celular deve estar cadastrada a uma rede 4G ou 5G. Dispositivos em modo avião podem não recebem os avisos, segundo reforçou a Defesa Civil. Além disso, os alertas são enviados para áreas geográficas específicas em risco, e não necessariamente para a cidade inteira.
O lançamento oficial do Defesa Civil Alerta acontece no próprio dia 14, com a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que já esteve em Maceió no dia 29 de maio em reunião com autoridades locais para articular a implementação do projeto em Alagoas.
QUAL A DIFERENÇA?
A nova tecnologia complementa os meios tradicionais de aviso usados pela Defesa Civil, como SMS e aplicativos, mas se diferencia por sua imposição direta no aparelho do cidadão, garantindo que alertas emergenciais não passem despercebidos.