As imagens do Boeing 787 que caiu na Índia nesta quinta-feira (12) dão pistas sobre o que pode ter causado o acidente. Cerca de 240 pessoas morreram, segundo autoridades locais.
A autoridade de aviação da Índia informou que o piloto lidava com uma emergência a bordo — ele declarou “mayday”.
Um dos vídeos mostra a aeronave da Air India durante a decolagem até o momento da queda. A partir dele, é possível identificar as primeiras hipóteses do desastre:
Estol
Acontece quando o avião perde a sustentação que lhe permite voar. Nas imagens, é possível ver o avião nos últimos momentos com o nariz excessivamente inclinado para cima ao mesmo tempo em que ele perde altitude aos poucos —um possível indicativo de que o avião estava muito próximo do ângulo de estol. Aviões são dotados de sistema de proteção contra estol: alertas soam na cabine e o manche treme antes da perda de sustentação.
Nas redes sociais, usuários apontam uma suposta inclinação incorreta de flaps (superfícies móveis nas asas que auxiliam na sustentação da aeronave durante subidas e descidas), o que, somada a uma temperatura elevada e ao peso de um avião cheio e com muito combustível, pode explicar o estol.
Segundo Gerardo Portela, especialista em gerenciamento de risco na aviação, o estol é evidente pelas imagens disponíveis. Já a falha nos flaps ainda é prematuro afirmar, porque os vídeos mostram o avião muito distante. “Mas é uma possibilidade a ser investigada, bem como excesso de peso ou má distribuição da carga a bordo”, disse.
Perda de potência nos dois motores
Aeronaves comerciais como o Boeing 787 são certificadas a voar desde que capazes de operar com um único motor. O fato de o avião da Air India não ganhar altitude é um sinal de alerta que pode apontar problemas nos dois motores, um evento raríssimo na aviação comercial.
De acordo com o jornal inglês “Express”, as últimas palavras do piloto do voo AI171 para a torre de controle foram “falha de motor”.
As causas podem ser variadas e serão alvo da investigação das autoridades indianas: um avião pode perder potência por contaminação do combustível, por exemplo, ou pela entrada de pássaros no motor.
A entrada de pássaros no motor resultou em dois acidentes conhecidos: um em 2009, com um Airbus A320 da US Airways, nos EUA, num caso conhecido como o milagre do rio Hudson, e outro em 2019, com um Airbus A321 da Ural Airlines. Ambos foram atingidos por pássaros no motor e conseguiram aterrissar —todos os passageiros sobreviveram.
Cálculo de peso
As aeronaves precisam estar numa condição adequada de peso e balanceamento. Uma aeronave acima do peso tem mais dificuldade para ganhar altitude, por exemplo, o que é compatível com as imagens do Boeing 787 da Air India. O cálculo é feito antes do voo levando em condição o número de passageiros e a quantidade de carga.