JHC destaca impacto do São João Massayó na geração de emprego e renda

Shows atraem milhares de pessoas todas as noites e garantem renda extra aos ambulantes. Foto: Itawi Albuquerque

O prefeito de Maceió, JHC, ressaltou, nessa quarta-feira (25), a importância de São João Massayó para a geração de emprego e renda na cidade. Este ano, foram credenciados mais de mil ambulantes que estão trabalhando no polo do Jaraguá e vão trabalhar no polo Benedito Bentes.

Para o gestor, o evento trouxe uma nova dinâmica para a economia da cidade. “Maceió só tem a ganhar com eventos como esse. Os ambulantes e a economia informal sofriam muito com a baixa movimentação nessa época do ano, que era um período de baixa temporada. Agora, temos um grande evento para movimentar a cidade, atrair o turista e fazer a economia girar também nesse período. São empregos gerados direta e indiretamente”, apontou JHC.

Segundo dados do Estudo de Impacto Econômico de São João Massayó, nos anos anteriores, entre 2022 e 2024, o evento resultou em uma transferência financeira de R$ 800 milhões para a cidade.

Faturamento tri-cedido

Ruslenye da Silva, 36 anos, foi uma das selecionadas para comercializar bebidas no evento. Já é o terceiro ano consecutivo que ela trabalha na festa e esse ano levou até o marido Thiago Gutenberg, 38, e filha do casal Rayssa Thyelle, 18, para auxiliar nas vendas.

“O nosso faturamento tri aplicado em relação aos dias comuns. Muita gente nesses dias de festa e a expectativa é que as vendas melhorem a cada dia. Nós que ganhamos com vendas sabemos da dificuldade que é e estar em um evento como este é uma boa oportunidade para nós”, pontuou.

Quem também foi selecionado foi Alexsandro dos Santos, de 31 anos, e Augusto de Lima, 30. Para eles é a primeira vez no evento. “É uma oportunidade muito boa que a Prefeitura de Maceió abriu para nós e as vendas estão sendo muito boas. Apesar da chuva, muita gente está vindo para os shows e estamos conseguindo uma margem de lucro bacana. O grande feito dessa gestão foi criar esses grandes eventos e atrai turistas para nossa cidade. Isso traz muitas oportunidades para as pessoas”, afirmou Alexsandro.

Para comercializar no evento, os ambulantes passaram por um curso de boas práticas. Divididos em turmas, os comerciantes recebiam instruções sobre manipulação de alimentos e segurança sanitária. Além de legislação específica e orientações de atendimento ao consumidor.

O evento também conta com o trabalho dos agentes de fiscalização, que garantem que os ambulantes não vendam bebidas em garrafas de vidro e alimentos em espetos de madeira. Produtos proibidos para comercialização.

A programação do São João Massayó, vai até dia 29 de junho, com cerca de 55 atrações nacionais e locais nos palcos. Até sexta-feira, a festa acontece no Jaraguá, e nos dias 28 e 29, a festa continua no Polo Benedito Bentes, na parte alta da cidade.

Veja Mais

Deixe um comentário