Confusão em atendimento do Bolsa Família termina com agressão e caso na polícia em Atalaia

Uma ocorrência de agressão em uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em Atalaia, interior de Alagoas, chamou atenção nas redes sociais nesta semana. Imagens que circulam na internet mostram o momento em que uma mulher, supostamente beneficiária do Bolsa Família, agride verbal e fisicamente servidores da assistência social durante um atendimento.

Confusão no atendimento do Bolsa Família em Atalaia

A confusão teve início quando a mulher foi informada sobre a necessidade de atualizar seus dados no Cadastro Único, o que havia ocasionado o bloqueio temporário do seu benefício. De acordo com a Prefeitura de Atalaia, a equipe do CRAS conseguiu regularizar a situação, desbloqueando o pagamento. No entanto, ao ser orientada a aguardar a data prevista no calendário oficial para sacar os valores, a beneficiária se exaltou.

No vídeo, ela aparece visivelmente alterada, apontando o dedo no rosto de uma funcionária, gritando e, em seguida, desferindo tapas contra os profissionais que tentavam acalmá-la. Servidores que presenciaram o episódio relataram que tentaram contê-la, mas também acabaram sendo agredidos.

Diante do tumulto e para garantir a segurança de todos os presentes, a Guarda Municipal foi acionada. A mulher foi conduzida ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) do município, onde prestou esclarecimentos e, segundo a prefeitura, as medidas legais cabíveis foram adotadas.

Em nota, a Secretaria Municipal de Assistência Social lamentou o episódio e reforçou que os atendimentos seguem protocolos técnicos e humanizados. A gestão municipal repudiou qualquer forma de violência contra servidores públicos e destacou que o saque do Bolsa Família só pode ser feito em agências bancárias e na data determinada pelo Número de Identificação Social (NIS).

O caso gerou repercussão nas redes e reacendeu o debate sobre os desafios enfrentados por profissionais que atuam na linha de frente do atendimento social. Até o momento, a identidade da mulher não foi divulgada oficialmente.

Confira nota na íntegra:

A Prefeitura de Atalaia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, vem a público esclarecer os fatos envolvendo uma ocorrência registrada durante o atendimento à população no primeiro dia de pagamento da folha do mês de julho.

A usuária que aparece no vídeo que circula nas redes sociais foi acolhida normalmente por nossa equipe, que em nenhum momento agiu com desrespeito ou grosseria. O atendimento seguiu os protocolos técnicos e humanizados que norteiam os serviços da Assistência Social do município.

A situação da beneficiária estava relacionada à regra de proteção e à falta de atualização no Cadastro Único, o que ocasionou o bloqueio temporário do benefício. Ainda durante o atendimento, nossa equipe realizou os devidos procedimentos e conseguiu regularizar a situação, liberando o benefício.

No entanto, após receber todas as orientações, inclusive sobre a necessidade de aguardar o calendário oficial de pagamento conforme o final do NIS, a usuária insistiu em sair do local com o valor em mãos — o que não é permitido, já que o saque ocorre exclusivamente via agência bancária.

Diante da recusa em aceitar a orientação, a usuária passou a agredir verbal e fisicamente os profissionais, comprometendo a segurança da equipe e dos demais presentes. Por essa razão, foi necessário acionar a Guarda Municipal, que conduziu a mesma ao CISP, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

A gestão municipal reforça que repudia qualquer tentativa de desqualificação dos servidores públicos, que atuam com responsabilidade, ética e compromisso com a população. Atendimentos sociais exigem sensibilidade, mas também respeito mútuo.

Veja Mais

Deixe um comentário