Filha é presa após PM resgatar idoso em situação de negligência no Cleto Marques

Vítima apresentava ferimentos graves na pele, indicativos de abandono. Ação fez parte da Operação Virtude

Filha do idoso recebeu voz de prisão e foi conduzida à Delegacia Especial de Crimes Contra Vulneráveis

Um idoso foi resgatado em estado de abandono, com ferimentos graves na pele, durante ação da Operação Virtude, nesta quarta-feira, 22, no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió. A intervenção da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) visa à proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade.

A ação foi desencadeada após denúncia recebida pelo Disque 181, informando possíveis maus-tratos contra uma pessoa idosa no conjunto Cleto Marques Luz. Ao chegar ao local, a guarnição da Polícia Militar bateu à porta da residência, mas não foi atendida. Vizinhos confirmaram a denúncia, relatando que o idoso, inválido e sem capacidade de locomoção, era deixado sozinho pelos filhos durante todo o dia. Segundo os moradores, há meses não viam a vítima à porta de casa e, nos últimos dias, sequer ouviam sua voz – antes comum pela manhã, quando pedia por água e alimentação.

ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM

Diante dos relatos, os policiais estavam prestes a arrombar a porta quando a filha do idoso chegou ao local. Com o consentimento dela, os agentes entraram na residência e encontraram o idoso deitado em uma cama, totalmente sem forças e com diversas feridas pelo corpo. A vítima reclamava de fome e sede.

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas foi acionado e realizou o resgate, encaminhando o idoso à UPA da Santa Lúcia, onde recebeu atendimento médico imediato. Os socorristas identificaram que as feridas eram escaras – lesões típicas de negligência e falta de cuidados básicos.

Veja também: Polícia Civil intensifica combate à violência contra pessoas idosas no “Dia D” da Operação Virtude

Durante a ocorrência, outro filho da vítima, um jovem de 18 anos recém-completados, também chegou à residência e acompanhou o pai até a unidade de saúde, conforme exigência da UPA para atendimento de idosos.

Na ação, os policiais militares identificaram indícios de negligência familiar. A filha do idoso, responsável pelos cuidados, recebeu voz de prisão e foi conduzida à Delegacia Especial de Crimes Contra Vulneráveis Yalorixá Tia Marcelina, no bairro da Mangabeiras, para os procedimentos legais cabíveis.

Operação Virtude

A Operação Virtude é uma ação nacional, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. A iniciativa visa proteger pessoas idosas e em situação de vulnerabilidade, auxiliando as forças de segurança nas ações em defesa dos direitos da população idosa e no combate a situações de negligência e abuso.

Participaram das atividades equipes do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil, Militar e Científica.

Foram realizadas ações de prevenção, proximidade e repressão qualificada como, palestras em escolas e ações de panfletagem nos municípios. Assim como, verificação de denúncias de violência e negligência recebidas pelos canais 181 e 190, e o cumprimento de mandados de prisão contra autores de crimes praticados contra a população idosa.

Veja Mais

Deixe um comentário