Jornalista Marcelo Firmino lança ‘Gato Gordo além do telhado’, dia 8 de novembro, na Bienal

O livro traz a memória de um aprendiz no jornalismo nos tempos da ditadura militar

Marcelo Firmino, estreando no mundo literário, com Gato Gordo além do telhado

O livro Gato Gordo além do telhado – história de um aprendiz no jornalismo, de autoria do jornalista Marcelo Firmino, é um dos lançamentos programados para o estande da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), na 11ª Bienal do Livro de Alagoas. O lançamento será dia 8 de novembro, às 17h30.

A obra traz histórias vividas pelo profissional em seu início de carreira no jornalismo. Mas, além disso, resgata uma memória de lutas dos jornalistas alagoanos pelo restabelecimento da democracia, desde os tempos mais duros da ditadura militar no País, e pela dignidade salarial e valorização profissional. A obra integra um projeto de incentivo da Secom AL, que traz também outros autores, a exemplo da jornalista Elen Oliveira, que também estará na Bienal com o livro ‘Olhos de Jabuticaba’.

 

O livro de Marcelo tem a coordenação editorial e a apresentação da jornalista Fátima Almeida e prefácio do ícone do jornalismo, Artur Gondim, que, segundo o autor, “emociona com suas lembranças, em texto leve, narrativa suave e linguagem precisa, com homenagens a profissionais que marcaram uma época difícil”.

Nele, o escritor retrata a caminhada difícil de um aprendiz no jornalismo, acompanha o surgimento de lideranças da categoria e a construção de uma entidade de classe – o Sindicato dos Jornalistas – que foi referência para todo o País. Também destaca a conduta ética de líderes históricos, como Freitas Neto e Dênis Agra, que nunca fugiram da luta em defesa do exercício profissional do jornalista, da liberdade de imprensa e do fortalecimento da democracia no Brasil.

Antes disso, as histórias contadas por Firmino conduzem o leitor por uma trilha de memórias em fatos e vivências importantes que marcaram sua infância e fundamentaram seu processo de formação enquanto ser vivente, em tempos de respeito, irmandade e relações sólidas, desde o banco da escola, em Paulo Jacinto, sua cidade natal, até as bancadas dos meios de comunicação por onde iniciou no jornalismo, já em Maceió, retratando as experiências de foca nas redações, e as adversidades enfrentadas para conquistar o espaço, enquanto aprendiz na profissão.

“Começamos numa época turva da vida brasileira, no enfrentamento ao regime de exceção, quando a censura e as ameaças rodeavam todos e quaisquer profissionais de comunicação que ousassem contestar os generais de plantão, que instituíram a ditadura militar no País, e são essas histórias que trazemos em Gato Gordo além do telhado”, diz Marcelo, destacando, em seguida, a importância do apoio da Secom.

“Fico feliz com essa importante iniciativa da Secretaria de Estado da Comunicação, em estimular o surgimento de novos escritores no mercado do livro, e mais ainda em ter sido inserido nesse projeto. Na última Bienal, o espaço foi aberto a mulheres escritoras; este ano, foi para jornalistas, e estaremos lá, eu e a conterrânea Elen Oliveira”, finaliza o autor.

 

SERVIÇO

O livro: Gato Gordo Além do Telhado

Autor: Marcelo Firmino

Lançamento: 8 de novembro, na Bienal do LIvro

Horário: 17h30

Local: Estande da Secom/Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário