Festival Cultura em Movimento leva música, dança e gastronomia para o espaço ao lado da roda-gigante

Philipe Medeiros/Divulgação/Braskem

A primeira edição do Festival Cultura em Movimento vai transformar a orla da Pajuçara em um grande espaço de celebração da cultura maceioense. A programação é gratuita e reúne música, dança, tradições populares e atividades interativas. O evento acontece nos dias 15 e 16 de novembro, das 17h às 22h, ao lado da Roda Gigante. A ação faz parte do Programa de Apoio Cultural, realizado no âmbito do Plano de Ações Sociourbanísticas (PAS).

O festival contará com apresentações dos grupos culturais, além de vivências em maquiagem artística, instrumentos musicais e bordado filé. Os visitantes ainda poderão conferir a exposição de produtos e comidas dos empreendedores locais em uma feira criativa.

 Confira a programação

 Sábado – dia 15, a partir das 16h45

  • Abertura do evento

  • Apresentação de roda de capoeira Mestre Veneno e convidados

  • Momento do repente com a João Procópio e convidados

  • Apresentação Coco de Roda Pisa na Fulô

  • Apresentação Grupo Afro – Abayomi

  • Apresentação da Junina Pé de Serra – Revivendo o São João

  • Apresentação de Trio de Sanfoneiro

Domingo – 16, a partir das 16h45

  • Abertura o evento

  • Apresentação do Pastoril – Estrela de Belém e Coração Alagoano

  • Apresentação Coco Pau de Arara

  • Apresentação Guerreiros Treme Terra e São Pedro Alagoano com o Coco de Roda Los Coquitos

  • Apresentação Coco de Roda Reviver

  • Apresentação de Trio de Sanfoneiro

Cultura no PAS

O Programa de Apoio Cultural colabora com a realização de um calendário de ações voltadas para o resgate de festividades tradicionais nas comunidades localizadas no entorno da área desocupada. Atividades temáticas estão em andamento e formam ciclos culturais de oficinas e exposições que favorecem a troca de saberes tradicionais. Até o final do ano, aproximadamente 380 encontros serão realizados nessas regiões.

 O PAS também mantém ações de incentivo a coletivos da cultura popular, como grupos de coco de roda, quadrilha junina, guerreiro e pastoril. Iniciado em dezembro de 2023, o programa viabiliza a estruturação dos grupos por meio da aquisição de bens e serviços, como a contratação de coreógrafos, figurinistas e músicos, obtenção de figurinos, instrumentos musicais e equipamentos de som, além de suporte operacional para realização dos ensaios e deslocamento dos integrantes.

 Entre as medidas previstas na área de patrimônio e cultura estão ainda, o lançamento de um edital de fomento para apoio às produções culturais, a criação de um espaço de cultura e identidade, e a produção de um acervo de memória cultural. Em fase de finalização, está o Inventário de Patrimônio Cultural Imaterial dos bairros do Mutange, Pinheiro, Bebedouro, Bom Parto e Farol, realizado por especialistas da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes/UFAL).

O Plano de Ações Sociourbanísticas é resultado dos estudos previstos no Termo de Acordo Socioambiental, firmado pelo Ministério Público Federal (MPF) e Braskem, com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) e adesão do Município de Maceió.

Veja Mais

Deixe um comentário