A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está com matrículas abertas para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) no ano letivo de 2026. Ao todo, 40 unidades escolares da rede municipal de ensino ofertam sete mil vagas. As oportunidades são destinadas a pessoas com 15 anos ou mais, que não concluíram o ensino fundamental e desejam retomar os estudos.
As matrículas são realizadas de forma presencial, nos turnos matutino, vespertino e noturno nas escolas que ofertam a EJAI, e também em quatro instituições de educação especial (AAPPE, FAMDOWN, FUNCAE e PESTALOZZI). As aulas têm início no dia 9 de fevereiro.
Para se inscrever, o interessado precisa apresentar:
- documento de identificação,
- CPF e
- comprovante de residência.
Não é obrigatória a apresentação de histórico escolar ou comprovante de escolarização anterior.
Além de garantir o direito à educação básica, a EJAI amplia o acesso a políticas públicas e oportunidades de inserção no mercado de trabalho. No município, a modalidade também oferece cursos de iniciação profissional, em parceria com o Senai, o que contribui para a qualificação e autonomia dos estudantes.
“Apesar da ampla oferta, a procura ainda é considerada baixa, por isso estamos realizando uma campanha de chamamento, inclusive junto às comunidades. A prioridade das matrículas ocorre nos meses de janeiro e fevereiro, mas, conforme a legislação da EJAI, o ingresso pode acontecer em qualquer época, ao longo de todo o ano letivo”, explicou Rubens Lima, responsável pela coordenação de Jovens, Adultos e Idosos da Semed.
Após a matrícula, o aluno informa o último ano letivo que estudou e passa por uma avaliação diagnóstica, que define a fase adequada para o prosseguimento e avanço nos estudos.
Quem pode se matricular:
- Pessoas com 15 anos completos ou mais;
- Quem não concluiu o ensino fundamental, inclusive pessoas em condição de analfabetismo.
Escolas que ofertam a EJAI em Maceió:
- Esc. Mun. Almeida Leite
- Esc. Mun. Antídio Vieira
- Esc. Mun. Arnon de Melo
- Esc. Mun. César Augusto
- Esc. Mun. Corintho da Paz
- Esc. Mun. Dom Antônio Brandão
- Esc. Mun. Dom Helder Câmara
- Esc. Mun. Dom Miguel Fenelon Câmara
- Esc. Mun. Dra. Nise da Silveira
- Esc. Mun. Dr. Baltazar de Mendonça
- Esc. Mun. Dr. Denisson Menezes
- Esc. Mun. Dr. José Carneiro
- Esc. Mun. Dr. Orlando Araújo
- Esc. Mun. Dr. Pompeu Sarmento
- Esc. Mun. Eulina Alencar
- Esc. Mun. Frei Damião
- Esc. Mun. Hermínio Cardoso
- Esc. Mun. Hévia Valéria
- Esc. Mun. Jaime de Altavila
- Esc. Mun. José Correia Costa
- Esc. Mun. Kátia Pimentel Assunção
- Esc. Mun. Lenilto Alves
- Esc. Mun. Lindolfo Collor
- Esc. Mun. Luíza Suruagy
- Esc. Mun. Maria de Fátima Lira
- Esc. Mun. Maria de Lourdes Pimentel
- Esc. Mun. Maria José Carrascosa
- Esc. Mun. Natalina Costa
- Esc. Mun. Neide França
- Esc. Mun. Nosso Lar I
- Esc. Mun. Olavo Bilac
- Esc. Mun. Padre Pinho
- Esc. Mun. Paulo Bandeira
- Esc. Mun. Petrônio Viana
- Esc. Mun. Selma Bandeira
- Esc. Mun. Sérgio Luiz
- Esc. Mun. Sílvia Celina
- Esc. Mun. Suzel Dantas
- Esc. Mun. Tradutor João Sampaio
- Esc. Mun. Zumbi dos Palmares
