Prefeitos se reúnem e falam em dificuldades de honrar compromissos

Agência AlagoasJorge Dantas, presidente da AMA

Jorge Dantas, presidente da AMA

Uma reunião programada para a manhã desta segunda-feira (20) na sede da Associação dos Municípios Alagoas (AMA), no Farol, deve dar sequência aos protestos dos prefeitos de diversos municípios que questionam a redução no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O movimento espera contar com 100% de adesão dos municípios.

De acordo com o presidente da AMA, o prefeito de Pão de Açúcar Jorge Dantas, as prefeituras passam por dificuldades principalmente nesses últimos anos. “Todas as prefeituras passam por dificuldades, principalmente para honrar com seus compromissos, então existe uma preocupação muito grande. Esse problema não é somente das pequenas e sim das médias e grandes prefeituras”, disse.

A reunião deve servir para planejar reajustes financeiros já que eles afirmam que os programas federais vêm reduzindo o repasse ao longo dos anos no que prejudica o orçamento das prefeituras. Hoje os municípios recebem 12,5% de tudo que é arrecadado. “Precisamos do empenho da nossa bancada federal nessa luta”, destaca o presidente.

Na última semana, 13 prefeituras alagoanas paralisaram as atividades em protesto pelo período de um dia (24 horas). Com a paralisação, a população conta apenas com os serviços essenciais oferecidos à população.

A paralisação da última semana envolveu as prefeituras de Estrela de Alagoas, Igaci, Feira Grande, Lagoa da Canoa, Tanque D’Arca, Porto Real do Colégio, Paulo Jacinto, Japaratinga, Quebrangulo, Viçosa, Matriz do Camaragibe, São José da Lage, Porto de Pedras paralisaram o atendimento à população.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos