‘Não há mais espaço para paternalismo’, diz Renan Filho em posse do TCE

AssessoriaAssessoria

O governador Renan Filho esteve presente, nesta quarta-feira (14), na posse do corpo diretivo do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL). A Corte, para o biênio 2015/2016, terá como presidente o conselheiro Otávio Lessa e vice-presidente Rosa Maria Ribeiro de Albuquerque. Na ocasião, foi transmitido o cargo de corregedor geral a Luiz Eustáquio Toledo e de diretor da Escola de Contas a Anselmo Brito.

O papel do Tribunal de Contas foi destacado pelo chefe do Executivo de Alagoas. “É de fundamental importância a atuação dessa Corte. Pautados pela transparência e rigor, os conselheiros têm a função, prevista constitucionalmente, de fiscalizarem os atos da Administração Pública”, explicou Renan Filho.

A relação entre o Executivo e o Tribunal de Contas, para o governador, deve ser de total independência. “Não há mais espaço para paternalismo, interesses pessoais. O norte dessa Corte e o nosso deve ser o bem da população”, foi enfático.

No discurso de posse, o novo presidente do TCE/AL Otávio Lessa, com uma trajetória de 12 anos na Corte, detalhou a árdua tarefa dos conselheiros e demais servidores que compõem o Tribunal. “Não se trata de analisar apenas gastos, emissão de notas fiscais. Trata-se de avaliar a aplicação correta desses recursos (públicos), se foram investidos em benefício da população, dessa sociedade que paga impostos e quer retorno em obras e serviços de qualidade”, disse.

Otávio Lessa ainda completou: “O resultado desse trabalho aponta para gestores respondendo a processos, maus administradores perdendo cargos”. O novo presidente anunciou ainda para este ano o incremento da Escola de Contas (multiplicadora no ofício da fiscalização) e a realização de um concurso no Tribunal para ampliação do quadro de servidores.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos