Polícia ‘desbarata’ esquema criminoso no Sertão e apresenta quadrilha

Alagoas24HorasPolícia 'desbarata' esquema criminoso no Sertão

Polícia ‘desbarata’ esquema criminoso no Sertão

Um esquema criminoso, que se pode chamar de organizado, com sede no Sertão alagoano e ramificações em outros estados, a exemplo da Bahia, está sendo ‘desbaratado’ pela Polícia. No último sábado (8), 14 pessoas foram presas durante uma operação conjunta entre as polícias Militar, Civil e Gecoc, nas cidades de Canapi e Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas, e em Paulo Afonso, na Bahia.

Em entrevista coletiva concedida pela cúpula da Segurança Pública do Estado à imprensa, na tarde desta segunda-feira, 10, a delegada Ana Luiza Nogueira, diretora de Polícia Judiciária da Área 1 (DPJA 1) contou que em aproximadamente 90 dias de investigação a inteligência da PC conseguiu entender como o esquema funcionava. Para a polícia, 60% dos roubos de veículos (carro e principalmente moto) ocorridos na região entre Canapi e Delmiro Gouveia eram cometidos por esta quadrilha.

Segundo Nogueira, o suspeito de chefiar o esquema seria um homem identificado como José Luciano Rodrigues de Gomes, o Neném Limão, 38 anos, que comandaria o tráfico de drogas no município de Canapi e também responsável por roubo a bancos naquela região. Os policiais descobriram que o suspeito apresentou uma renda acima do seu padrão de vida, o que pode leva-lo a responder também por lavagem de dinheiro. Sobre esse assunto a polícia não deu mais detalhes.

No esquema foi identificado um suspeito chamado Aloísio Leocádio Vilar, 48 anos, conhecido como ‘Aloísio Tota’, que dava apoio logístico. Sua residência seria usada como esconderijo para a quadrilha após os assaltos. Era lá que o bando contabilizava o dinheiro dos roubos. Este suspeito foi preso em Paulo Afonso (BA).

Um terceiro elemento imprescindível seria o mecânico Edmilson de Oliveira Santos, 39 anos, conhecido como ‘Galego da Bahia’. Segundo a polícia, o suspeito desmontava as motos roubadas e encaminhava as peças para vender na Bahia, o que comprovaria a ramificação da quadrilha em outros estados.

Mais de 30 mandados de prisão e busca e apreensão, expedidos pela Justiça, foram cumpridos durante a operação. Além dos citados, a polícia prendeu os seguintes suspeitos:

Bruno Gomes dos Santos, 18 anos, conhecido como ‘Alemão’, filho do suposto chefe Neném Limão. No momento da prisão, o garoto estava portando um rifle 44; Francisco de Jesus, 28 anos, e o irmão Adeilton de Jesus, 36 anos; Denivaldo Santos Ferraz, 54 anos, conhecido como Vavá; Luildson Souza Silva, 21 anos, que foi encontrado com uma motocicleta de placa adulterada, assim como Geovânio Nunes da Silva, 41 anos, conhecido como Mutirão.

Outros quatro seriam os responsáveis diretos pelos roubos de motocicleta na região: Sebastião de Souza dos Santos, 20 anos; José Matos Rodrigues Pereira, o ‘Marco’ (preso com um revólver 32); Pedro Rodrigues Pereira, 23 anos e Izaquiel Eduardo Pereira da Silva, 18 anos. O último suspeito apresentado foi Ulisses Oliveira Silva, 47 anos, o ‘Neném Jiboia’, já conhecido da polícia. Ele teria conseguido fugir, no final do ano passado, durante uma operação que prendeu um bando responsável por roubo a banco em Delmiro Gouveia, usando dinamites. Segundo a polícia, Ulisses, também teria participado de assaltos em Canapi e Mata Grande.

O grupo responderá, entre outros crimes, por formação de quadrilha, roubo, porte ilegal de arma de fogo e adulteração de veículos.

A cúpula da segurança informou que as investigações continuam e se houver mais envolvidos no esquema, serão presos posteriormente.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos