Doação de leite materno contribui para redução da mortalidade infantil

SesauBanco de Leite

Banco de Leite

Os benefícios para a mãe e para o bebê fazem do estímulo à amamentação uma comprovada política de nutrição e promoção da saúde. No Brasil, a Rede Brasileira de Bancos de Leite, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), distribui leite materno para os bebês internados em UTIs neonatais. Segundo a representante da Rede em Alagoas, a nutricionista Rosângela Simões, a instituição realiza uma das ações de maior eficácia na redução da mortalidade infantil.

Em menção ao Dia e Semana Estadual de Doação de Leite Materno, instituído em 19 de maio, prosseguindo até o dia 25, a Coordenação Estadual dos Bancos de Leite Humano, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Ufal), realiza, na terça-feira (20), e nos dias 22 e 23 de maio (quinta e sexta), ações dedicadas à importância da amamentação.

No dia 20 de maio, acontece a capacitação Mãe Trabalhadora que Amamenta (MTA), às 8h30, no Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), na Jatiúca. Participam do treinamento os profissionais que foram capacitados na estratégia MTA, além daqueles que atuam em unidade que tenha o serviço de banco de leite, que vão contar com conhecimentos técnicos na área de Atenção Básica (Saúde da Criança) e Vigilância Sanitária.

Já nos dias 22 e 23 de maio, será realizada a capacitação para as lactaristas, auxiliares e técnicas de enfermagem de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) que manuseiam leite humano. O treinamento acontece no auditório do Hotel Tambaqui, na Ponta Verde, a partir das 8h30, ministrado por Rosângela Simões para profissionais dos municípios alagoanos.

Segundo a coordenadora estadual Rosângela Simões, 75% do trabalho realizado pelo Banco de Leite são voltados à assistência à mulher e à criança e 25% das atividades estão relacionadas ao processamento do leite humano. O leite é disponibilizado para bebês internados numa UTI ou UCI, que apresentam patologia e não conseguem mamar.

“A vantagem para a doadora é que, quanto mais se ordenha o leite do seio, mais será produzido. A mãe ainda evita complicações como ingurgitamento mamário e mastite. Já os benefícios para os bebês que recebem o leite é a garantia da proteção imunológica de um alimento rico em nutrientes e a consequente saída da UTI”, explicou Rosângela Simões.

Doação

Em Alagoas, existem cinco Bancos de Leite. Para doar, as mães podem ligar para o Hospital Universitário (3322.3717) ou Maternidade Santa Mônica (3315.4434), em Maceió. No interior a doação de leite humano pode ocorrer no Banco de Leite Ivete França, em Arapiraca; na Santa Casa de Misericórdia de São Miguel, em São Miguel dos Campos, e na Maternidade Santa, em Palmeira dos Índios. Existem ainda três Postos de Coleta: em Maceió, na Casa Maternal Denilma Bulhões e no Hospital Nossa Senhora da Guia, e em União dos Palmares, no Hospital São Vicente de Paula.

O que acontece com o leite doado
O leite passa pelo processo de pasteurização e controle de qualidade, onde após aprovado será estocado em freezer e congelado por até seis meses. Sua distribuição somente será feita após análises criteriosas e avaliação da necessidade de cada bebê.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos