‘Proibição de métodos contraceptivos não significa reproduzir-se ‘como coelhos’, diz Papa

A BORDO DO AVIÃO PAPAL – Os católicos não deveriam sentir que devem se reproduzir "como coelhos" devido à proibição da Igreja Católica a métodos contraceptivos, disse nesta segunda-feira o papa Francisco, sugerindo formas naturais de planejamento familiar.

Francisco usou a linguagem direta durante uma entrevista coletiva de uma hora a bordo do avião que levou o pontífice de Manila a Roma no fim de sua viagem de uma semana pela Ásia.

As despreocupadas declarações se tornaram uma características do estilo simples de Francisco, que tende a ser direto e se sente mais à vontade ao usar expressões coloquiais para ilustrar seus pontos de vista.

Francisco falou sobre controle de natalidade e população, temas que foram levantados nas Filipinas, onde a igreja local se opõe a uma lei do governo que torna os contraceptivos mais acessíveis.

"Alguns pensam, desculpem se uso a palavra, que para ser bons católicos temos que ser como coelhos, mas não", disse o papa, acrescentando que a Igreja promovia a "paternidade responsável".

Ele contou sobre o caso de uma mulher que conheceu recentemente que havia dado à luz sete bebês por cesariana e que colocou sua vida em risco ao engravidar de novo. O papa disse que chamou a atenção dela por "tentar a Deus" e acrescentou: "Isso é uma irresponsabilidade."

O líder da Igreja Católica, com 1,2 bilhão de fiéis, reafirmou a proibição aos métodos contraceptivos artificiais e acrescentou que existiam "muitas vias permitidas" de planejamento familiar natural.

A Igreja aprova apenas os métodos naturais de contracepção, principalmente a abstinência do sexo durante o período fértil da mulher.

Fonte: Reuters/Extra Online

Veja Mais

Irã envia dezenas de drones para atacar Israel

Autoridades israelenses consideravam que ataque iraniano era iminente depois que o governo do Irã prometeu responder ao bombardeio israelense na embaixada do Irã na Síria, que matou comandantes da Guarda Revolucionária.

Deixe um comentário

Vídeos