Artnor vai traduzir a riqueza cultural de AL

A Feira do Artesanato do Norte e Nordeste (Artnor) 2010, realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL), foi planejada em cada detalhe e promete encantar os visitantes. Durante a feira, realizada de 15 a 24 de janeiro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió (AL), com o apoio do governo do Estado e parceiros, o público poderá conferir um evento dedicado às riquezas naturais e culturais do Estado.

A feira abre suas portas a partir das 16h até às 22h, e os ingressos vão custar R$ 2 (inteira) e R$ 1 (estudantes e idosos).

“O Sebrae escolheu resgatar as características regionais da Artnor, porque os artesãos locais, que desenvolvem melhores práticas de gestão, estavam perdendo espaço dentro de eventos enormes. A Artnor 2010 é uma mostra do melhor que temos no Norte e Nordeste”, explicou Vanessa Rocha, gerente da Unidade de Turismo, Artesanato e Cultura do Sebrae/AL.

A ambientação da feira traduz o cuidado com o resgate dessa identidade. A Artnor 2010 será composta por seis salões temáticos, planejados pela arquiteta Mirna Porto. Um dos espaços que promete chamar a atenção dos visitantes é o Salão Memórias, uma referência aos antigos casarões patrimoniais. A ideia dos organizadores é mostrar que Alagoas é muito mais que sol e mar e traz em suas raízes uma rica história.

O Salão Memórias também irá reunir diversos expositores apoiados pelo Programa do Artesanato Brasileiro em Alagoas (PAB) de Alagoas e do Nordeste.

O PAB é uma ação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Lançado em 1995, o programa tem como finalidade gerar oportunidades de trabalho e renda para o artesão brasileiro.

Também estarão expostos no Salão Memórias produtos de artesãos assistidos pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Entre os grupos apoiados pela AMA, estão os de Pontal do Coruripe que produzem bolsas, chapéus, cestos, porta-joias a partir da palha do ouricuri.

A feira – Criada em 1989 pelo Sebrae/AL, a Artnor é uma das referências nacionais quando o assunto é mostra de artesanato e cultura popular. Produtos artesanais, folclore, folguedos e literatura regional fazem do evento um rico acervo de arte e originalidade.

A 15ª edição, em 2010, contará com um espaço de 4.727 m² e mais de 500 expositores das regiões Norte e Nordeste, divididos em 150 estandes. A programação inclui apresentações artísticas de grupos folclóricos, dança e música, além de espaços para lançamentos de livros e CD de autores e artistas alagoanos. A expectativa é que cerca de 100 mil pessoas visitem a Artnor 2010.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos